Cidade InteligenteConecta 5GNotíciasSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovações
Modelo de luminária inteligente 5G que será implementado em Pato Branco

O município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (SMCTI), foi escolhido a participar do projeto Conecta 5G, que é promovido pela Associação Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI) e tem como meta implementar casos de demonstração para testes práticos de uso de espaços públicos com antenas 5G integradas.

O Conecta 5G consiste em utilizar a iluminação pública ao instalar uma antena em um ponto de iluminação. Assim, cada luminária inteligente irá conter uma antena 5G com tecnologia do chipset da empresa Qualcomm, fazendo com que a cada luminária realize a comunicação com o usuário e dispositivos. O Conecta 5G tem parceria da Nokia, Qualcomm e a israelense Jugano, que desenvolveram este equipamento.

Dentre 5570 municípios brasileiros, apenas 12 foram selecionados para o projeto: Pato Branco (PR), Curitiba (PR), Maceió (AL), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Jaraguá do Sul (SC), Picos (PI), Sorocaba (SP), Paraipaba (CE), Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA).

Esta antecipação na implementação deste projeto (previsto originalmente para 2030) trará um grande potencial de inovação e geração de novos negócios para a cidade e consequente desenvolvimento socioeconômico aos munícipes. A articulação positiva do ecossistema tecnológico e empresarial pato-branquense com a ABDI foi preponderante para a escolha da nossa cidade entre as 12 eleitas para o projeto.

A integração das antenas às luminárias, resultam em uma autonomia para o município, pois a Prefeitura poderá gerar receitas acessórias, alugando as antenas para as operadoras de rede móvel. Assim, a rede 5G transformará a infraestrutura de conectividade da cidade. Vale ressaltar que a tecnologia 5G não é apenas maior velocidade de internet, mas também maior densidade de dispositivos, maior confiabilidade e menor latência, sendo características fundamentais para aplicações em IoT, serviços de streaming, carros autônomos e telemedicina, por exemplo.

“Nós teremos transformações na área de automação industrial, agricultura, transporte, varejo, telemedicina, segurança e educação. Além de tecnologias já existentes, espera-se que novas tecnologias e aplicativos sejam criados, a partir da disponibilidade do 5G”, afirmou a chefe de Infraestrutura Tecnológica da SMCTI, Lígia May Taniguchi. A previsão é de implantar 15 pontos de luminárias inteligentes que utilizam a tecnologia 5G. Os locais para implantação das luminárias estão sendo definidos pela SMCTI em conjunto com a ABDI, mas espera-se que a tecnologia seja utilizada de forma otimizada.

Conforme o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti, “para o município de Pato Branco, a implantação da rede 5G é fundamental para o desenvolvimento do projeto de cidades inteligentes, em que nos apoiamos em projetos de conectividade de dispositivos e sensores, assim como aplicações devido à alta velocidade de internet. Isso visa melhorar a vida dos pato-branquenses e de todo o Sudoeste”. Até o mês de Junho haverá confirmação das datas do início das obras de instalação das antenas.