Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Outubro Rosa promove conscientização e saúde das mulheres em Pato Branco

Abertura da programação será realizada na próxima sexta-feira (04), às 14h, no Largo da Liberdade

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as entidades parceiras, promoverá a campanha Outubro Rosa, com diversas ações voltadas à prevenção, saúde e bem-estar das mulheres. O objetivo principal é alertar o público feminino e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. A abertura da programação será realizada na próxima sexta-feira (04), às 14h, no Largo da Liberdade, com as funcionárias da Prefeitura de Pato Branco, e contará com a palestrante motivacional, Tania Dassi, integrante da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC).

A campanha seguirá com diversas ações até 31 de outubro, contemplando caminhada no Parque do Alvorecer, panfletagem na área central de Pato Branco, palestras em diversos espaços, coleta de preventivos e solicitação de mamografias nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, bem como, iluminação e decoração de ambientes públicos na cor rosa. Além disso, durante todo o mês, serão realizadas orientações através de vídeos publicados na página do Facebook do Município: facebook.com/MunicipiodePatoBranco. O Dia D da Campanha será em 19 de outubro e contará com diversas atividades, das 9h às 16h, na Praça Presidente Vargas, Unidades Básicas de Saúde e Mãe Pato-branquense.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, enfatizou que o Outubro Rosa é uma oportunidade de colocar em evidência uma das doenças que mais atinge as mulheres no Brasil. “A conscientização sobre o câncer de mama vai além da realização da mamografia anual, ela tem como propósito ressaltar a importância do diagnóstico precoce, através da avaliação de exames físicos e clínicos, incentivando as mulheres a manterem hábitos de vida saudáveis e fornecendo informações sobre o tratamento e controle da doença”, destacou.

A enfermeira chefe do Setor de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Janine Pessotto, disse que no ano de 2018, em Pato Branco, foram identificados 16 casos de pacientes com lesões indicativas de câncer de colo uterino, que necessitaram de tratamento. Em 2019 foram 11 registros. “Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Para que ocorra a diminuição destes números, a promoção e prevenção em saúde são de extrema importância. É por isso que a cada ano reforçamos ações preventivas, propagando essa causa nobre e consolidando o Outubro Rosa em nosso município”, ressaltou.

A campanha Outubro Rosa é realizada em Pato Branco pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Grupo de Apoio a Mama (Gama), Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, CEU das Artes e do Esporte, Departamento Municipal de Imprensa, Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran), Colégio Estadual de Pato Branco (Premem), Bio Extratus, Interact, Consesa, Serviço Social do Comércio (Sesc),Sicredi, Clínica do Ouvido e da Fala (Cliof) e Pro Som Aparelhos auditivos.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo, teve início em 1990 nos Estados Unidos. No Brasil, a primeira iniciativa vista foi à iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera (SP), em 2002. Em Pato Branco, o Gama, fundado em 2006, é referência regional nas ações preventivas do Câncer de Mama, realizando atividades de cunho social e filantrópico. Já o nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Programação

Missa de Abertura do Outubro Rosa 2019

Participação do Coral da Superação

Data: 29 de setembro (domingo)

Horário: 19h30

Local: Igreja Matriz São Pedro Apóstolo

Abertura oficial do Outubro Rosa 2019

Com a palestrante motivacional, Tania Dassi

Data: 04 de outubro (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: Largo da Liberdade

Rua do Bem

Com atividades de conscientização durante o evento

Data: 05 de outubro (sábado)

Horário: 13h às 18h

Local: Bairro São Cristóvão

Caminhada Rosa

Data: 12 de outubro (sábado)

Horário: 16h

Local: Parque do Alvorecer

Projeto Eles

Palestra motivacional com Luciana Dorini

Data: 14 de outubro (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Missão SOS Vida

Palestra motivacional com Regina Desconsi

Data: 16 de outubro (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Sindicomércio

Roda da Superação

Com a palestrante motivacional Luciana Dorini

Data: 17 de outubro (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Largo da Liberdade

Panfletagem

Data: 18 de outubro (sexta-feira)

Horário: Manhã – 9h às 11 // Tarde – 14h às 16h

Local: cruzamento da avenida Tupi com a rua Itabira

Dia D do Outubro Rosa

Serão realizadas atividades de orientação e prevenção; avaliação nutricional e segurança alimentar; distribuição de mudas de árvores; testes rápidos; auriculoterapia; triagem auditiva; aferição de sinais vitais; exposição de artesanatos; corte de cabelo; lavagem e escova nos cabelos; demonstração de defesa pessoal feminina; coleta de exames preventivos; solicitação de mamografia; e mutirão de consultas de mastologia.

Data: 19 de outubro

Horário: 9h às 16h

Locais: Praça Presidente Vargas, Unidades Básicas de Saúde (sem fechar para o almoço) e Mãe Pato-branquense

Bingo do Grupo de Apoio a Mama (Gama)

Data: 24 de outubro (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Pavilhão São Pedro

Jantar Rosa do Grupo de Apoio a Mama (Gama)

Data: 31 de outubro (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Clube Pinheiros

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários