Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Dia D reforça inclusão de pessoas com deficiência em Pato Branco

Agência do Trabalhador ofereceu espaço para que empresas realizassem processo seletivo de candidatos a oportunidades de emprego, nesta sexta-feira (27)

A Agência do Trabalhador de Pato Branco promoveu, nesta sexta-feira (27), o Dia D para inclusão de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. O objetivo foi oportunizar um espaço para que empresas realizassem o processo seletivo de candidatos a oportunidades de emprego de maneira mais direta. A ação, realizada pelo Governo do Estado do Paraná, aconteceu em todas as Agências do Trabalhador do Paraná. Em Pato Branco, o Dia D teve o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

As empresas participantes atendem ao artigo 93 da Lei nº 8.213/91, o qual determina que empresas com 100, ou mais funcionários, devem preencher, de 2% a 5% dos seus cargos, com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, em um índice que varia de acordo com a quantidade total de empregados.

Em Pato Branco, segundo a responsável pela captação de vagas da Agência do Trabalhador, Fernanda Bonatto, há 154 vagas a serem preenchidas pelas empresas. “As vagas são para pessoas acima de 18 anos, com deficiências físicas, visuais, auditivas e com doenças psicossociais. Atualmente, fechamos, em média, cinco contratações por mês na Agência para funções de todos os segmentos, desde linha de produção até desenvolvimento de software”, explicou.

Fernanda afirmou que as empresas de Pato Branco acolhem bem as pessoas com deficiência e que o Dia D serve para reforçar a importância da inclusão e descobrir habilidades. “Foram muitas as empresas que aderiram a esse dia e foi uma oportunidade de mostrar os talentos que temos. Existe muita gente incrível em nossa cidade”, salientou.

Deisi Maciel de Oliveira, 36 anos, moradora do bairro Alvorada, esteve na Agência do Trabalhador em busca de uma vaga de emprego. Ela teve a perna amputada porque teve osteomielite quando criança. “Muitas vezes me sinto um pouco excluída da sociedade e, essa ação nos valoriza, permite com que sejamos reconhecidos, valorizados. Estou confiante que sairei daqui com um trabalho. Já trabalhei como caixa de supermercado, vendedora. Eu quero trabalhar, não importa o setor”, enfatizou.

Para a psicóloga e coordenadora de Recursos Humanos de uma empresa voltada à tecnologia, Alana Spanholi Tamagno, a inclusão deve ser realizada em todos os setores. “Infelizmente a sociedade não está preparada, ainda, para lidar com a inclusão de pessoas com deficiência, mas é preciso se adaptar. Existem ótimos profissionais que buscam apenas uma oportunidade. É nosso dever incluí-los”, apontou.

Saiba mais

A Agência do Trabalhador de Pato Branco atende na Travessa Santo Colla, 102, no bairro Baixada, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 12h e das 13h15 às 16h30. Para inscrever-se para as vagas é necessário levar carteira de trabalho e laudo médico. Mais informações pelo telefone (46) 3272-1450.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários