NotíciasSaúde

Servidores municipais do setor de Odontologia participaram na tarde de terça-feira (09), de uma capacitação para diagnóstico e tratamento de câncer de boca. A palestra “Câncer oral e lesões potencialmente malignas em cavidade oral” faz parte da II Jornada de Odontologia Unidep e integra as ações pelo Novembro Vermelho, mês de conscientização sobre a doença, que conta com apoio da Sétima Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Hospital do Câncer de Pato Branco.

Participaram da capacitação 20 dentistas do município, além de alunos de Odontologia e servidores da rede particular.

Câncer de boca

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste do país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Dados de 2020 apontam que dos 15.190 diagnósticos de câncer de boca do Brasil, 11.180 foram em homens e 4.010 em mulheres. Desse total. 6.605 evoluíram para óbito, a maioria das vítimas, 5.120, também era homem.

Devido essa incidência no público masculino, as ações programáticas para o Novembro Vermelho serão realizadas junto com as do Novembro Azul, que tem como foco a prevenção e tratamento do cancer de próstata.

O objetivo é ampliar a conscientização da população masculina sobre a necessidade do cuidado com o corpo e a mente.

“Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e bucal e fazer o exame da próstata periodicamente são ações que melhoram a vida de qualquer pessoa e também da população masculina. Manter um estilo de vida saudável auxilia na prevenção não apenas ao câncer de próstata, mas também a várias outras doenças que merecem atenção”, apontou a enfermeira chefe do Setor de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Janine Pessotto.

17/11 –  QUARTA-FEIRA
Local: CEU das Artes
9h: Caminhada Azul, saindo do CEU das Artes.
9h às 11h: Avaliações e orientações odontológicas, nutricionais e farmacêuticas, aferição de sinais vitais e glicose, testagem rápida de HIV, sífilis, Hepatites B e C e atividades físicas.

20/11 – SÁBADO
Local: Praça Presidente Vargas
8h às 14h: Avaliações e orientações odontológicas, nutricionais e farmacêuticas, aferição de sinais vitais e glicose, testagem rápida de HIV, sífilis, Hepatites B e C e atividades físicas.

Verifique com sua unidade de saúde de referência em quais dias ela estará atendendo com horário estendido. Nesse mês, as ações fora do horário habitual serão apenas para população masculina.