NotíciasObras e UrbanismoVila isabel

Ocorreu ontem (17/03) às 18h o ato de inauguração da Praça Mariano Pezibiczesvski. O espaço está localizado na Rua Silva Jardim, bairro Vila Isabel, ao lado da Creche local. A estrutura conta com uma área total de 1.535,89 m², composta por um playground, quadra poliesportiva, acessos em paver (rampas, escadas e passeio público), grama e bancos. Também é importante ressaltar que foi feito o asfalto na rua em frente a praça. Ao todo, foram investidos R$ 549.081,83 através de recurso livre do município.

O espaço faz homenagem ao pioneiro Mariano Pezibiczesvski (1936-2012), gaúcho de Erechim, que veio a residir em Pato Branco na década de 1960 e que atuou por muitos anos como jardineiro da Prefeitura Municipal. Também foi importante para o desenvolvimento do bairro Vila Isabel, em especial nas funções religiosas da capela local.

Se fizeram presentes no evento o Prefeito Robson Cantu; a Vice-prefeita Ângela Padoan; o Secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche; o Secretário de Engenharia e Obras, Vlademir José Correa; o Presidente da União de Bairros, Marilene Debastiani Cola; o Presidente do Bairro Vila Izabel, Edenilson Albani; o Presidente da Capela do bairro Vila Izabel, Nadir Caldatto; a Diretora da Escola Municipal Vila Izabel, Professora Daniela Fumagali Ferrari; a Diretora do CMEI Vila Izabel, professora Fernanda Letícia Viganó; Camila Regina Catussi, representando a empresa Civilar Construções; diversos vereadores e familiares do Sr. Mariano Pezibiczesvski.

“Esse será um espaço onde muitas crianças se desenvolverão dentro da prática esportiva, além de ser um espaço de lazer para unir as famílias aqui do bairro. Nosso objetivo é fazer com que os bairros cresçam, se desenvolvam e as pessoas tenham o que precisam próximo a elas. Essa praça faz parte desse projeto, onde integrará ainda mais os moradores do bairro Vila Isabel”, afirmou o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. Ele conheceu pessoalmente o homenageado e relatou várias histórias sobre este.

A nora de seu Mariano, Luzia Solange Pezibiczesvski, foi uma das presentes. Ela se sente muito feliz com a homenagem pois seu sogro “fazia tudo por esse bairro. A Vila Isabel era dele. Ele construiu a capela, trabalhava dia e noite por isso. Pode ter certeza que onde ele está ele está fazendo festa”. Ela lembrou de um projeto que daria o nome de Mariano a uma rua no bairro Fraron, mas através de conversas com vereadores, a homenagem foi adiada, para nomear a praça.

Para o morador do bairro Nadir Caldatto, “a importância da praça no local é muito grande, isso aqui nós estamos esperando há muito tempo, passou-se os tempos e agora com o Robson Cantu isso se tornou realidade. Isso aqui é muito bonito e bastante importante. Nós ficamos muito felizes com isso. A praça vai melhorar a realidade das crianças, o que já é visível na alegria no rosto das primeiras crianças a usarem os brinquedos do espaço”.

O local foi abençoado pelo Frei Neuri Reinisch, representando a Igreja Católica e pelo pastor Luis Tarquinio, da 1ª Igreja Batista de Pato Branco, representando as Igrejas Evangélicas. Próximo das 20h, autoridades e os familiares do Sr Mariano Pezibiczesvski, desceram a fita de inauguração e todos os presentes foram convidados para conhecer a estrutura do novo espaço. Ao final, o time das Patinhas estreou a quadra poliesportiva da nova praça.