Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Cerca de 300 pessoas participaram das atividades do 4º JoArte

Evento foi realizado no CEU das Artes e do Esporte, de 24 a 26 de outubro

A 4ª edição do JoArte – Arte e Literatura Biblioteca Joana Pagliosa Corona, movimentou o CEU das Artes e do Esporte, entre os dias 24 a 26 de outubro.  Durante esse período, cerca de 300 pessoas participaram das mais diversas atividades culturais, como oficinas, contação de histórias, artes visuais, shows musicais, desenhos, concurso de Poesia Falada, Sarau de Literatura, espaços de diálogos e exposições. O evento foi organizado pela família Corona, em parceria com a Prefeitura de Pato Branco, por meio do CEU das Artes e do Esporte e CRAS Sudoeste, Grupo de Leitura Leia Mulheres, Editora Medusa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Academia de Letras e Artes de Pato Branco (Alap).

Com o objetivo de oportunizar a crianças, jovens, adultos e idosos, novas culturas, estimulando diferentes manifestações artísticas, foram oferecidas oficinas de Chaveiros de Pompons, Esculturas Moles, Camisetas Tai Day (técnica de tingimento artístico de tecidos), Grafiti, Breaking e Declamação de Poesia. Além disso, nesse ano, foi realizado pela primeira vez o concurso de Poesia Falada, que incentivou a leitura e o gosto pela poesia.

Participaram poetas, artistas, rappers, escritores, estudantes, professores, sendo que os três melhores classificados foram premiados. Em primeiro lugar, ficou Ariel Henrique Pereira (Scoth Mc), que recebeu R$ 150,00 + 10 exemplares de livros; em segundo lugar, Flávio Queiroz da Silva (Flávio Mc), que ganhou R$ 75,00 + cinco exemplares de livros; e, o terceiro lugar, conquistado por Vana Thulia Martins Maciel, que recebeu dez exemplares de livros.

A organizadora do evento, Hieda Maria Pagliosa Corona, ressaltou que foi uma satisfação promover, juntamente com a Prefeitura de Pato Branco e os demais parceiros, mais uma edição do JoArte. “Pra nós é uma emoção tripla: é tornar a nossa amada Joana presente, naquilo que ela mais amava, que era a arte e a literatura; oportunizar ao público acesso a eventos culturais e atividades diversificadas; além de expandir a atuação do CEU das Artes e do Esporte, um espaço de acolhimento, que promove tantas ações maravilhosas em prol da comunidade”, salientou.

O coordenador do CEU das Artes e do Esporte, Natan Bertol, destacou que o JoArte é um evento muito esperado pelos participantes. “Para nós é uma alegria sediarmos essas oficinas, que congregam tantas pessoas e trazem novidades. Hoje o CEU é um espaço reconhecido e valorizado em Pato Branco e, com essa proposta do JoArte, potencializamos, ainda mais, o nosso trabalho, proporcionando arte e cultura à sociedade”, frisou.

O professor Osvaldo Serra, o Nike, participou do JoArte pela terceira vez, onde ministrou a oficina de Grafiti. “Compartilhar experiências de cultura e mostrar que existem artes diferentes é fantástico, até porque essa troca de informações muda a vida das pessoas”, afirmou.

Para Sofia Cassanelli Pereira, de 12 anos, que participou das oficinas de Breaking e Grafitti, o evento foi a oportunidade de descobrir um novo universo. “É a primeira vez que participo e achei essa cultura muito interessante, porque é totalmente diferente do que eu estou acostumada, além de serem atividades criativas e gratuitas”, destacou.

Por gostar de fazer rimas, Juracy Leite, de 68 anos, se inscreveu na oficina de Declamação de Poesia. “Eu queria ocupar o tempo com algo que me desse alegria. Foi muito bom estar aqui, um incentivo para nós nessa idade”, avaliou.

Saiba mais

Pato-branquense, Joana Pagliosa Corona faleceu em 2014, aos 31 anos, vítima de uma parada cardíaca. A artista que deu o nome à biblioteca do CEU das Artes e do Esporte, “Biblioteca Municipal Joana Pagliosa Corona”, era escritora, doutoranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A biblioteca conta com acervo de aproximadamente 3.500 livros, de vários gêneros literários, incluindo livros em braille e audiolivros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Ainda não existem comentários