Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inscrições para novos alunos dos Laboratórios Tecnológicos Include de Pato Branco ocorrem até 30 de janeiro 

Estão sendo ofertadas 150 novas vagas para cursos gratuitos que apresentam a robótica educativa a jovens pato-branquenses

Em agosto de 2018, Pato Branco recebeu dois Laboratórios Tecnológicos de Acesso Público, Include, situados nos bairros Alvorada e Planalto. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com Instituto Campus Party (ICP), Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), Fogões Petrycoski, Sebrae/PR e o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Para as novas turmas de 2019, estão sendo ofertadas 150 vagas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 30 de janeiro, pelo endereço eletrônico www.patobranco.pr.gov.br/include. Nele, há o link para um formulário, que deve ser preenchido com os dados do candidato interessado em ingressar nos cursos, que são baseados na robótica educativa. Para participar é necessário ter entre 10 e 18 anos, morar em Pato Branco e ser, preferencialmente, estudante da rede pública de ensino.

De acordo com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, 100 jovens pato-branquenses participaram das capacitações em 2018. Ele lembra que, para participar, não é necessário ter um conhecimento prévio. “Queremos atrair novos alunos, para que façam parte deste projeto inovador, que acompanha o planejamento que estamos realizando em Pato Branco, voltado ao fomento da ciência, da inovação e da tecnologia em todos os níveis da sociedade. Inserir as crianças nesse ambiente também representa a possibilidade de mudar a realidade dos alunos, que conhecem e vislumbram novas perspectivas para suas vidas, bem como para as suas comunidades”, enfatiza Géri.

Os cursos

Os cursos são gratuitos e contemplam a metodologia da Tron. Os conteúdos do primeiro módulo abrangem desde programação, eletrônica básica, mecânica, ferramentas, robótica educacional, maker e aplicada, até conhecimento em drones. Já o segundo módulo oferece modelagem 3D, impressão 3D e noções básicas de aplicativo.

“Não sabemos como será o futuro, mas sabemos que conhecimentos sobre tecnologia serão fundamentais. E os Laboratórios Include estão sendo criados para democratizar o acesso a esse conhecimento. Em Pato Branco, nosso objetivo para esse semestre é ampliar o número de alunos atendidos e promover uma formação mais voltada ao desenvolvimento de projetos de tecnologia”, explica a embaixadora Include, Sidiane Zanin.

Os Laboratórios Include Pato Branco

No Bairro Planalto, o laboratório fica na Rua das Garças, 661. O endereço no Bairro Alvorada é Travessa Ipacaraí, 51. Para mais informações sobre o Include, basta entrar em contato com o coordenador e instrutor dos Laboratórios em Pato Branco, Alexandre de Souza, pelo (46) 99982-3416. Mais informações podem ser obtidas, ainda, junto a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo (46) 3220 – 6080.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários