DengueNotíciasSaúde

Foi realizada na tarde de segunda (18), no auditório da UNIDEP, uma importante reunião sobre a Dengue. Foram propostas ações educativas voltadas para a Educação Infantil, bem como um plano estratégico de Combate a Dengue, dando continuidade a ações que o município já vinha desempenhando nos últimos meses, como visitas dos agentes, mutirões de limpeza, bloqueios dos lugares mais infestados e disponibilização de informativos para a população.

O encontro contou com a presença de Ivana Belmonte, Coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, bem como outros membros desta entidade.

O chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nesello, também esteve no evento. Além disso, estiveram presentes todos os secretários e chefes de departamento do município, bem como os secretários de saúde de Itapejara d’Oeste, Coronel Vivida, Palmas, Mariópolis e Clevelândia. Também se fizeram presentes alguns acadêmicos de Medicina da UNIDEP.

O Prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, afirmou que “se cada um de nós olhar para dentro da nossa casa, esse problema poderá ser resolvido. Precisamos de uma consciência coletiva para solucionar esse problema. E essa consciência pode ser alcançada através da Educação. Assim, através de um bom trabalho conseguiremos vencer a Dengue”.

Vale ressaltar que Pato Branco vive no momento, uma Epidemia de Dengue, com índice de infestação vetorial do Aedes Aegypti de 4,4% e está em Situação de Emergência por conta disso. Esse índice de infestação está sendo medido novamente nesta semana.

Atualmente, o município tem 577 casos confirmados de Dengue, com um óbito em investigação. A maior parte dos casos se concentra nos bairros Fraron, Vila Isabel, São Vicente, Bortot e Centro. Predominam casos no sexo feminino e do Sorotipo DENV 1.

Pede-se à população para manter os cuidados numa época de epidemia são os mesmos de outros períodos. O primeiro controle é eliminar os locais que em que o mosquito deposita os ovos, em que há acúmulo de água, como calhas, ralos, banheiros, caixa de água, bromélias, tocos de árvore, potes de água de animais, lonas, pneus, lixos, entulhos entre outras coisas.