CulturaNotícias

O gestor cultural de Pato Branco Geraldo de Carvalho assumiu na tarde de terça-feira (10) a vice-presidência da 14ª Regional de Cultura do Sudoeste do Paraná. A direção foi eleita no mesmo dia, na sede da Amsop, e deve trabalhar para fomentar a cultura da região, sobretudo devido ao impacto sofrido pelo setor durante a pandemia.

“O objetivo é ampararmos nossos artistas, promovendo um intercâmbio cultural entre os municípios, em todos os segmentos: dança, teatro, música, artes visuais e etc. Estamos em uma nova diretoria e, juntos, trabalharemos para darmos suporte ao setor, inclusive na busca por recursos”, destacou Geraldo de Carvalho.

Foram eleitos para a diretoria, a secretária de cultura de Ampere, Clenir Corá, para a presidência; Sirlei Fachin Bernardi, de Marmeleiro, e Celso Tavares, de Honório Serpa, para a secretaria; e William Cemin, de Saudades do Iguaçu, para tesouraria.

Reunião

Representante do Conselho Estadual de Cultura, Vilmar Mazzetto, esclareceu na ocasião dúvidas a respeito da Lei Aldir Blanc e apresentou alguns projetos com incentivos dos governos federais e estaduais.

Mazzeto sugeriu ainda projetos e se colocou à disposição dos demais municípios para auxiliar nas realizações culturais na região Sudoeste. Entre eles, o edital para utilização de recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, que está em fase inicial de lançamento, além de outros que vão acontecer ainda neste ano.

Junto com representantes de toda a região, foi discutido a necessidade de criar uma associação regional dos diretores de departamentos de Cultura, e retomar a Expocultura, feira regional dedicada ao setor.