CulturaNotícias

Atividade ficou mais de um ano parada.

Após mais de um ano sem atividades, a Feira do Artesanato retornou na manhã desta quarta-feira (5), desta vez, na Praça Presidente Vargas, em Pato Branco. A alegria estava nos rostos dos artesãos que puderam novamente comercializar seus produtos e se reencontrar com o público.


Daniele Mendes é artesã há três anos e estava ansiosa por esse retorno. Durante a pandemia, longe do público, ela precisou se reinventar, mas a volta da feira e em um espaço movimentado, como é a praça, lhe devolveu o fôlego que precisava. 


“Esse dia está sendo marcado como o reinicio de todos os artesãos e abrindo portas para novos artesãos. É o nosso sonho estar expondo na praça e o prefeito abriu as portas pra gente, deu essa oportunidade. Muitas pessoas estão admiradas, muitas chegando e perguntando quando que vai ter de volta e se vai ser sempre assim. É um passo enorme”, disse.


Na feira foram comercializados colares, lembranças, adereços para o cabelo, cozinha e outros produtos variados feitos pelas mãos dos pato-branquenses. 


O retorno das atividades só foi possível, de acordo com Daiane Cristina Carneiro, do Departamento de Cultura, após artesãos se mobilizarem e solicitarem à Administração Municipal de Pato Branco um espaço. Em reunião na segunda-feira (3), o prefeito Robson Cantu também reafirmou o compromisso com a categoria e disse que deve providenciar um novo local, o que ainda é estudo pelo Executivo. 


Retorno aprovado


O público da praça aprovou o retorno. A auxiliar de produção Sônia de Aparecida Alves, que passou pelo local, aproveitou para comprar uma lembrança. Ela gostou da iniciativa sobretudo por ser ao ar livre e seguir os protocolos de segurança contra o avanço do coronavírus. 


“Muito bom porque está ao ar livre, tem distanciamento, temos que se cuidar dessa pandemia que estamos enfrentando. E eu acho que é o meio deles [artesãos] voltarem a trabalhar, como todo mundo precisa”, disse.

A próxima edição da feira está prevista para o sábado, dia 8, das 8h às 17h30, com a presença de mais artesãos. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário