NotíciasSaúde

Foto: Arquivo/Prefeitura Municipal de Pato Branco.

No terceiro Dia D de Vacinação contra a Influenza (H1N1), o município de Pato Branco vacinou 702 pessoas. A ação ocorreu no sábado (7), junto com a  atualização da carteira de vacina. No total, 29.402 pessoas já receberam a dose, mas devido o índice estar abaixo do ideal, a vacinação segue durante a semana.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Desses, já receberam o imunizante 83,63 % das crianças de até 5 anos, 11 meses e 29 dias, 72% dos idosos, 72,55% das gestantes e 50% das puérperas.

Podem tomar a vacina todas as pessoas acima dos seis meses de idade nas salas de vacina dos bairros no período da manhã (8h às 11h) e na sala de vacina do centro (8h às 17h).

Para ser vacinado é necessário apresentar comprovante de residência, RG e carteira de vacina.

Pessoas que tenham recebido a vacina contra a covid-19 devem aguardar, obrigatoriamente, o intervalo de 14 dias para receber a dose da vacina contra a influenza. Da mesma forma, pessoas vacinadas contra a influenza precisam esperar 14 dias para tomar a vacina contra a covid-19. A vacina só é contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo.

Quem teve covid-19 pode receber a dose após 30 dias do início dos sintomas ou após 30 dias da data do diagnóstico.
As doses serão aplicadas até ter a disponibilidade do imunizante.