NotíciasSaúde

O Dia D de vacinação contra a Influenza (H1N1), no sábado (3), teve recorde de público em Pato Branco. Segundo a Secretaria de Saúde foram vacinadas 5.115 pessoas, número maior que o primeiro dia D, em 15 de maio. A vacinação continua nas unidades de saúde. Até esta segunda-feira (5), 23.282 pessoas já receberam a dose.

“Conseguimos imunizar um grande número de pessoas”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein. “A procura foi além do esperado, o que demonstra que a população está ciente da importância da vacinação na prevenção de doenças que podem sim ser prevenidas. Foi positivo.”

De acordo com Emanoeli, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Desses, já receberam o imunizante 75,29 % das crianças de até 5 anos, 11 meses e 29 dias, 70% dos idosos, 69,18% das gestantes e 41% das puérperas.

A vacinação segue para todas as pessoas acima dos seis meses de idade nas salas de vacina dos bairros no período da manhã (8h às 11h) e na sala de vacina do centro (8h às 17h).

Para ser vacinado é necessário apresentar comprovante de residência, RG e carteira de vacina.

Pessoas que tenham recebido a vacina contra a covid-19 devem aguardar, obrigatoriamente, o intervalo de 14 dias para receber a dose da vacina contra a influenza. Da mesma forma, pessoas vacinadas contra a influenza precisam esperar 14 dias para tomar a vacina contra a covid-19. A vacina só é contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo.

Quem teve covid-19 pode receber a dose após 30 dias do início dos sintomas ou após 30 dias da data do diagnóstico.

As doses serão aplicadas até ter a disponibilidade do imunizante.

“A influenza é uma doença respiratória que também pode evoluir para complicações. É importante reduzir as taxas de transmissão da doença e isto só é possível mediante a vacinação”, reforça Emanoeli.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário