EducaçãoNotícias

Regras são válidas para rede municipal, estadual e privada

A pandemia não acabou, mesmo assim as aulas foram autorizadas a voltar no regime 100% presencial. Com isso, todas as escolas devem ter atenção quanto ao cumprimento das medidas de biossegurança, previstas pela portaria da Secretaria Municipal de Saúde nº 04/2022, que pode ser consultada no site da prefeitura (www.patobranco.pr.gov.br/coronavirus), como o uso de máscara, aferimento de temperatura e uso de álcool gel 70%.

Os professores e demais funcionários das escolas devem observar os alunos e, caso algum apresente sintoma, devem comunicar, imediatamente, os pais e orientá-los quanto às medidas a serem providenciadas perante este cenário.

“Se, em uma sala de aula, 3 alunos positivaram para a covid-19, a escola deve comunicar a Vigilância Sanitária e suspender as aulas até que a sala seja sanitizada e todas as outras medidas previstas sejam cumpridas”, salienta o diretor da Vigilância de Saúde, Rodrigo Bertol.

Ele enfatiza que essas regras são válidas para rede municipal, estadual e privada. “Esses cuidados não foram criados pela Vigilância Sanitária, foram apresentados e discutidos pelo Conselho Municipal de Educação, tendo como base orientações repassadas pelo Ministério da Educação”, enaltece Bertol.

A escola que não informar sobre as medidas adotadas para o enfrentamento da covid-19 e que também não cumprir a norma, será autuada e multada pelo órgão competente, o qual irá manter uma fiscalização frequente nas escolas.