NotíciasSaúde

Maior número de contágio está na faixa etária de 21 a 40 anos, totalizando 393 pessoas positivadas

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 de Pato Branco realizou, na manhã desta quinta-feira (18), a reunião ordinária para avaliar os dados das últimas duas semanas epidemiológicas e para traçar estratégias para os próximos dias.

Entre os dias 1º a 15 de março foram 2.355 notificações (procura por atendimento com sintomas da doença), 768 casos positivos e 28 óbitos. O maior número de contágio está na faixa etária de 21 a 40 anos, totalizando 393 pessoas positivadas.

“Se a população se conscientiza, mantém as medidas de segurança ou preventivas, os números não evoluem. Se os números não evoluem, não existe necessidade de apertar o decreto. Isso tudo tem uma sequência lógica”, frisa o diretor de Vigilância de Saúde, Rodrigo. Também pede a conscientização e sensibilização da população para respeitar os protocolos sanitários.

A reunião foi coordenada pela equipa da Secretaria de Saúde, que também apresentou dados da imunização contra a doença.

No mês de março completa um ano da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Pato Branco. Nesses quase 365 dias, o município já totaliza 6 mil casos positivos e 103 óbitos. Ao todo, já imunizou 4.556 pato-branquenses, entre idosos e trabalhadores da saúde, com a primeira dose da vacina. Destes, 1.983 pessoas já foram imunizados com as duas doses.

A vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan, participou da reunião. Frisou que o momento ainda é delicado e mesmo havendo quedas nas notificações, o resultado não deve ser traduzido para descuidos. “Esse respiro que foi passado não deve ser traduzido como um descuido, uma desculpa para facilitar. Ainda é um momento de zelo, é um momento de cuidado”.