NotíciasSaúde

A ação inicia na próxima terça-feira (8), nos bairros Vila Isabel, São Luiz e Bortot

dengue

Como uma forma de minimizar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Pato Branco realizará mutirões de limpeza nos bairros.

A ação inicia na próxima terça-feira (8), nos bairros Vila Isabel, São Luiz e Bortot. Os moradores devem deixar os entulhos, lixos recicláveis e materiais que são possíveis criadouros da larva, na calçada em frente às residências, comércios ou outros, que será recolhido pelas equipes de Limpeza, Conservação de Vias e Espaços Públicos.

Os serviços serão realizados em todas as ruas dos três bairros. “As equipes passarão em todas as ruas dos bairros e não retornarão no local para recolher mais entulhos. Então, reforçamos para a população que deixem os entulhos na calçada já a partir da terça-feira, que serão recolhidos”, frisa o coordenador do setor de Controle de Endemia, Juliano Santos.

Após esses bairros, a ação será realizada nos demais. O cronograma será divulgado previamente. “Conforme formos identificando os locais mais infestados pelo mosquito, iremos realizar a limpeza, mas o nosso objetivo é passar por todos os bairros”, explica Juliano.

Dengue no município

Até esta quinta-feira (3), de acordo com o setor Controle de Endemias, em Pato Branco, são nove casos de dengue confirmados pelo Lacen (Laboratório Central), com um índice de infestação de larvas de 1.6%, referente ao ciclo de janeiro e fevereiro.

Na próxima semana será realizado um novo levantamento de índice, para o ciclo de março e abril.

“Como uma forma de inibir a proliferação do mosquito e circulação do vírus, estamos realizando ações de bloqueio, vistorias, em torno dos casos positivos, além de ações educativas nas escolas de forma rotineira”, explica Juliano.

No município, são 90 pontos estratégicos, com armadilhas, que são monitorados quinzenalmente pelos agentes, “porém, o maior índice de larvas é encontrado nas residências”, ressalta Juliano.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário