NotíciasSaúde

O Comitê de Enfrentamento a Covid-19, em reunião nesta quinta-feira (17), optou por desativar o Centro de Testagem montado no Ginásio Dolivar Lavarda. A decisão é baseada nos dados epidemiológicos, especialmente na queda da taxa de transmissão e do número de pessoas que positiva com a doença.

“Com a queda nos números, optamos por desativar o local, não sendo mais necessário fazer a testagem em massa. Com isso, os servidores que atendem no local retornam para os atendimentos nos seus setores, unidades de saúde e vigilância”, salienta o diretor da Vigilância de Saúde, Rodrigo Bertol.

Os atendimentos no local seguem até está sexta-feira (18), nos horários de costume.

O Centro foi montado para o atendimento de pessoas que não apresentavam sintomas aparentes ou que haviam tido contato com positivados. Em pouco mais de 30 dias, entre o dia 14 de janeiro até esta quinta, foram realizados no local 9.630 testes.

A ação também foi uma estratégia de ampliar o atendimento para a população e melhorar o fluxo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.

Dados

Pato Branco encerrou a última semana epidemiológica de 2021 com uma taxa de transmissão do vírus em 0,02 e uma média de três casos positivos. Em apenas quatro semanas, até o final de janeiro, a taxa passou a ser 2,24 e uma média de quase 300 casos por dia, “o pico mais alto desta cepa”, salienta Rodrigo.

Até esta quinta, a taxa de transmissão está em 0,62. A semana epidemiológica encerra no próximo domingo, dia 20. A estimativa da Vigilância de Saúde é que o índice não cresça.