NotíciasSaúde

Pato Branco irá adotar as medidas vigentes no Estado do Paraná de enfrentamento à covid-19, que reduzem as restrições de público em eventos e estabelecimentos. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (25), na reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, na Vigilância Sanitária. O Decreto Municipal ainda será publicado.

Todas as mudanças levam em consideração o cenário pandêmico no município.

De maio, quando o município enfrentou um pico, até a quarta-feira (24), a queda de novos casos foi de 97,71%.

“Estamos vivendo um momento de queda, comparado com o que foi o nosso maior pico, entre maio e junho”, aponta a enfermeira Tatiany Zierhut, que atua no setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Pato Branco. “Nós tivemos 2.279 casos registrados na época e, até ontem, 52. Então é uma queda bem significativa. Além disso, estamos há 11 semanas com menos de 50 casos confirmados por semana epidemiológica. Uma média de 3 casos por dia, uma taxa de positividade abaixo de 10% nas últimas semanas e uma taxa de transmissão em torno de 0,01%.”

A taxa de ocupação hospitalar também tem se mantido abaixo de 50%, mesmo com o descredenciamento da Policlínica. Seguem disponíveis no município 5 leitos de UTI e 10 leitos de Enfermaria para tratamento da covid-19.

A queda está diretamente ligada ao avanço da vacinação que, conforme o último vacinômetro divulgado, com dados referentes até a sexta-feira (19), já contava com 87,4% de pessoas vacinadas com a primeira dose, 67,4% com as duas doses e 8,1% com a dose de reforço.

Para ampliar esta cobertura, o município irá fazer uma mega ação de vacinação de 29 de novembro até o dia 2 de dezembro. Nesse período, todas as pessoas que completaram o esquema vacinal até o dia 26 de junho poderão receber a dose de reforço. Ela será aplicada no drive-thru do Parque de Exposições, das 12h às 19h, na Sala de Vacina Central das 8h às 16h e nas salas de vacina das unidades de saúde dos bairros das 13h às 16h.

Permanecem no período o uso da máscara, que não será retirada, e os protocolos para limpeza das mãos e distanciamento.

De acordo com a secretária de Saúde Liliam Brandalise, os novos surtos de covid-19 assistidos em países europeus servem de alerta para que os cuidados sejam mantidos, a fim de que o município possa vencer a pandemia, sem novas perdas.

Todas as medidas ainda devem ser publicadas, quando então passarão a valer.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário