Assistência SocialNotícias

Buscando melhorar o atendimento aos idosos pato-branquenses que precisam de acolhimento, a Administração Municipal de Pato Branco, através da Secretaria de Assistência Social, está articulando a reestruturação do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, além da regularização documental dos idosos acolhidos, especialmente os idosos pato-branquenses.

“Estamos trabalhando há um tempo para a regularização documental dos idosos que estão acolhidos e também para a reestruturação da entidade. Assim pretendemos proporcionar mais qualidade no atendimento por parte do município, especialmente acolhendo idosos que não dispõem de condições para permanecer na família”, explica a secretária de Assistência Social, Barbara Padoan.

Atualmente, o Lar acolhe 35 idosos, que recebem serviços de acolhimento de longa permanência. Com a reestruturação, haverá a possibilidade de atender mais, especialmente os que se encontram em vulnerabilidade social.

Ainda buscando melhorar a qualidade de vida desses idosos, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vem desenvolvendo ações para o fortalecimento de vínculos, entre os idosos acolhidos que possuem familiares próximos. “Estamos buscando dar um novo olhar sobre a instituição, sobre os idosos que estão acolhidos e os que realmente precisam desse acolhimento”, frisa Barbara.

Também, junto com entidades locais, a Administração articulou a transferência da administração da entidade, passando para Paróquia São Pedro Apóstolo Pato Branco/Mitra Diocesana de Palmas, Francisco Beltrão, coordenada pela Ordem Franciscana.

“Cuidar e ajudar uns dos outros: esse foi o intuído de não medir esforços e fazer com que o Lar dos Idosos permaneça em nosso município. A sociedade se uniu e continuará unida para que o Lar se mantenha de portas abertas, acolhendo idosos, cuidando e proporcionando todo atendimento necessário com muita qualidade. Queremos agradecer os Vicentinos, por assumir a entidade em um momento crítico e por dar todo atendimento necessário neste período. Também queremos agradecer a entidades, que ajudam incansavelmente, e a Paróquia São Pedro, pelo importante papel que assume”, enaltece o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

A iniciativa de permanecer com o Lar em Pato Branco contou com apoio da Família Rotaria, gestores históricos do Lar dos Idosos, Provopar, conselhos do Idoso e de Assistência Social, Câmara Municipal, imprensa local, Prefeitura Municipal, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), famílias de Pato Branco e as demais lideranças.