Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco será sede do Dia Ativo Regional 2019

Na ocasião, também será lançado o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, com a inauguração de um laboratório de informática

A terceira idade do Sudoeste do Paraná estará reunida em Pato Branco, neste sábado (28), para o Dia Ativo Regional 2019, que contará com diversas atividades. A abertura está prevista para ás 8h30, no Largo da Liberdade. Na ocasião, também será lançado o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, com a inauguração de um laboratório de informática. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, União de Associações de Moradores dos Bairros, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Comitê Gestor Cidade Amiga da Pessoa Idosa, Família Rotária de Pato Branco, Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Carreteando a Saudade, Colégio La Salle e Grêmio Industrial Patobranquense.

O encontro, que tem o objetivo de promover a qualidade de vida, potencializando o convívio comunitário dos idosos, evitando o isolamento e a exclusão social, contará com uma extensa programação. Após a solenidade de abertura, acontecerá o lançamento do Programa Viver-Envelhecimento Ativo e Saudável, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), com a inauguração de uma unidade de informática no Largo da Liberdade, que será gerenciada pelas secretarias municipais de Assistência Social, de Esporte e Lazer e de Ciência, Tecnologia e Inovação. O espaço, que visa inserir a pessoa idosa no mundo digital, contará com oito computadores, oito webcams, um projetor de imagem e uma impressora. Na sequência da programação, às 9h30, terão início as atividades esportivas; 12h30 será servido o almoço no CTG Carreteando a Saudade; e, às 14h, começarão as atividades culturais.

São esperados para o Dia Ativo Regional, idosos dos municípios de Chopinzinho, Honório Serpa, Itapejara D´Oeste, Mangueirinha, São João e Saudade do Iguaçu, além dos mais diversos grupos de idosos de Pato Branco.

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, ressalta que o Dia Ativo é um momento de integração, contemplado pelo plano de ação do programa Cidade Amiga do Idoso. “Pato Branco foi a primeira cidade do Paraná e a terceira do Brasil a ser certificada no Programa Cidade e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa, concedida pela Organização Panamericana da Saúde (Opas) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  Muitos idosos dos municípios vizinhos não conhecem Pato Branco e seus espaços públicos e, agora, terão a oportunidade. Será um dia de muita alegria e descontração”, salienta.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Paulo Vicente Stefani, enfatiza que fomentar um evento que trará inúmeros benefícios aos idosos é gratificante.  “Vamos recebê-los muito bem e fazer com que se sintam em casa neste espaço maravilhoso. Que seja um dia de momentos inesquecíveis, que prevaleça a qualidade de vida, o bem-estar e a amizade”, frisa.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários