NotíciasSaúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco abre a partir da próxima terça-feira (31), a vacinação contra a Influenza (gripe) para crianças de 5 a 11 anos. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e o Sarampo.

Os pais podem levar os filhos de terça até quinta-feira (02 de junho) na Sala de Vacina Central, das 7h30 às 17h30, ou nas Salas de Vacina dos Bairros, das 8h às 11h e das 13h às 16h, munidos da documentação pessoal da criança e carteira de vacina.

Na quarta-feira (1º de junho) será realizado um horário especial. Das 17h às 19h30, haverá a imunização contra a influenza, para todos dos grupos prioritários, na Sala de Vacina Central e nas Unidades de Saúde dos bairros Novo Horizonte, Morumbi, Industrial e no Distrito de São Roque do Chopin.

Para a vacinação, a equipe de Imunização orienta que deve-se ter um intervalo de 15 dias entre a vacina da covid-19 para a da gripe. Se apresentar sintomas gripais deve-se aguardar a resolução dos sintomas para vacinação e caso tenha positivado com a covid-19 é necessário aguardar 30 dias, a partir do diagnóstico.

A campanha iniciou em abril e imunizou apenas 51% dos grupos prioritários. A meta é imunizar 90%.

A coordenadora do Setor de Imunização, Emanoeli Stein, reforça que a vacinação tem como objetivo prevenir as complicações em decorrência das doenças. “Assim como todas as vacinas, a vacina da gripe tem como objetivo prevenir as complicações relacionadas às doenças. É de extrema importância a imunização, pois é uma maneira segura e inteligente de produzir uma resposta imunológica, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde”.

A equipe tem como objetivo ir ampliando, gradativamente, o público alvo. “Temos como objetivo ir, ao poucos, aumentando o público alvo, para termos um maior número de pessoas imunizadas e assim diminuir as doenças”.

Emanoeli também lembra que a partir da próxima terça-feira (31) a Sala de Vacina Central estará em novo endereço, na Rua Paraná, número 671, em frente ao Hospital do Câncer. “Será um local mais amplo para melhor atender os nossos pacientes. Hoje (sexta-feira, 27/05) e segunda-feira (30/05) não haverá vacinação, pois estamos organizando o local”.

Dia D

No sábado (04 de junho) o Setor de Imunização realiza mais um Dia D da campanha, das 9h às 16h.

A ação será na Sala de Vacina Central, nas Salas de Vacina dos bairros Novo horizonte, São Cristóvão, Pinheirinho, Industrial, Morumbi, São João, Planalto, Bortot, Vila Esperança, Fraron (VAI TER NO FRARON) e na Sala de Vacina do Distrito de São Roque do Chopin. Ainda, haverá um ponto na Praça Presidente Vargas.

A ação contempla além da imunização contra a gripe e sarampo repescagem contra a covid-19, com dose de reforço para população de 18 a 59 anos que realizaram a segunda dose até dia 04 de fevereiro deste ano e ação de do segundo reforço (quarta dose) para idosos acima de 60 anos receberam o reforço (terceira dose) até o dia 04 de fevereiro.

Na Sala de Vacina Central também terá repescagem da primeira e segunda dose para crianças, 5 a 11 anos.

“O Dia D é um dia voltado para as pessoas que não conseguem durante a semana. É um dia especial, que organizamos para que todos possam ser atendidos”, ressalta a coordenadora.

Público:

Gripe

• Idosos acima de 60 anos;
  • Crianças de 6 meses até 11 anos;
  • Trabalhadores de saúde;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Pessoas com doenças crônicas;
  • Pessoas com deficiências permanentes;
  • Professores;
  • Caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo e rodoviários de cargas;
  • Trabalhadores das forças de segurança e salvamento;
  • Funcionários do sistema prisional.

Sarampo

• Trabalhadores de saúde;
  • Crianças com 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias.