AgriculturaNotícias

Iniciativa da Administração Municipal de Pato Branco garante melhorias em propriedades de pequenos produtores.

O produtor Gilmar Valentin foi contemplado com o benefício na terça-feira (27).

Após dois anos de espera, o produtor Gilmar Valentin, de 43 anos, morador da comunidade de Passo da Ilha, de Pato Branco, ganhou a ampliação do silo onde armazena silagem para o consumo de gado e gado leiteiro. O sonho antigo foi conquistado por meio do programa Porteira a Dentro, da Administração Municipal de Pato Branco, e executado pela Secretaria de Agricultura, que prevê a utilização de 10 horas/máquina para pequenos produtores.

“Essa melhoria, faz em torno de quase dois anos que vinha pedindo (…) Aí agora, aproveitando a época de entre safra, que o milho está na lavoura pra ser feita a silagem, é um período bom pra refazer o silo e aumentar o acesso pra ir pra lavoura”, destacou Gilmar, enquanto via o benefício chegar à sua propriedade na tarde de terça-feira (27).

A ampliação deve garantir a subsistência dos animais em todo o inverno deste ano e no verão do ano que vem.

“Vai beneficiar muito, porque hoje, dependendo da máquina particular, o custo é alto, então essas horas [da máquina] da prefeitura, sem custo, ajudam muito numa época de crise, em que o preço do leite não está bom”, aponta.

Na propriedade do produtor Gilmar Valentin foram realizadas melhorias no acesso à propriedade e ampliação de silo.

Na quarta-feira (28), a propriedade de Victorio Gilioli, de 56 anos, também recebeu melhorias. Na área de três alqueires onde vive, ele tem oito vacas e sobrevive da produção leiteira.

Há menos de 30 dias, ele solicitou à Secretaria de Agricultura que abrisse um bebedouro para as vacas. A última vez que ele recebeu esse auxílio tem sete anos. Mas o então bebedouro já desapareceu com as enxurradas dos últimos anos. Agora, ele abria com a própria pá: um trabalho árduo de poça em poça, até ser contemplado com o benefício do programa.

“Do jeito que eu pedi eles fizeram (…) Agora eu acredito que vai ter água pra elas, o depósito é grandinho. Ajudou bastante”, disse.

O bebedouro tem oito metros quadrados e capacidade para armazenar água em 1,5 metro de profundidade.

Programa

O programa Porteira a Dentro, da Administração Municipal de Pato Branco, é executado pela Secretaria de Agricultura, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente.

Ele é voltado para produtores que possuem área inferior ou igual a 21 alqueires do município, oferecendo intervenções estruturais em sua propriedade. São atendidos pequenos agricultores inscritos no Cadastro de Produtores Rurais (CAD/PRO) e que fazem solicitações junto à Secretaria de Agricultura.

São feitas ações para acesso à residência, galpões, terraplanagens, bebedouros para gado, construção e reforma de silos, proteção de fontes e demais necessidade dos produtores.