DesenvolvimentoNotícias

O 1º Festival Gastronômico, idealizado pela Administração Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, encerrou no domingo (26) com ampla adesão da comunidade e avaliação positiva do setor participante. A expectativa é que tenha ultrapassado a meta de pratos vendidos, se consolidando como um dos maiores eventos para o setor no município.

“Olhamos para um setor afetado pela pandemia e colocamos nossos esforços para garantir a retomada econômica. Os resultados, depois de uma semana, estão aí. Junto com nossa equipe e os parceiros que abraçaram o festival conosco, consolidamos um evento não por uma semana, mas para a história de Pato Branco”, destacou o prefeito de Pato Branco Robson Cantu.

Foram parceiros o Senac Paraná, Sebrae Paraná, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Sudoeste do Paraná (SHBRS), Fecomércio e PatoTour.

De acordo com a chefe de Desenvolvimento e Turismo de Pato Branco, Marcia Painin, o festival também garantiu vendas diretas e prospecção de novos clientes. “Com 36 estabelecimentos participantes e com ótimos resultados, nossa gastronomia local ganha um destaque atraindo clientes de toda região”, destacou.

Agora, o objetivo é que o Festival entre para o calendário de eventos oficiais do município, passando a ser realizado anualmente.

Segundo o gerente Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, a semana gastronômica conseguiu se consolidar na retomada econômica e aquecer um setor que sofreu um duro impacto durante a pandemia.

“Para o Sebrae, foi uma grande satisfação participar como parceiro apoiador do festival gastronômico de Pato Branco. Percebemos esta ação como sendo um sucesso, ainda mais considerando um período pós crise que atingiu fortemente o setor. Acreditamos e apoiamos essas iniciativas e devemos fomentar mais atividades como esta. O setor da gastronomia de Pato Branco está de parabéns e vem se posicionando cada vez mais pela qualidade do serviço, atendimento e produto”.

O mesmo foi ressaltado pelo gerente do Senac Pato Branco, Vanderlei Correa, que também apoiou a realização da semana gastronômica.

“O festival atendeu e superou todas as expectativas não só dos organizadores, mas principalmente dos participantes. Foi um sucesso! Contribuiu para alavancar as vendas dos estabelecimentos participantes e aquele cliente que nunca tinha frequentado aquele estabelecimento, teve a oportunidade”, frisou.

Os resultados da primeira edição serão divulgados na quarta-feira (29), com um balanço de pratos vendidos e de valores injetados na economia local.

Sobre o festival

O festival iniciou no dia 20, com a participação de 36 estabelecimentos oferecendo pratos exclusivos com 50% de desconto e sorteio de refeições.

Em contrapartida aos preços atrativos, cada um dos 36 restaurantes recebeu uma consultoria gratuita do Senac Paraná para a elaboração de um prato exclusivo e consultoria em Qualidade no Atendimento no modelo Disney, pelo Sebrae.