Meio AmbienteNotícias

Nos primeiros 100 dias após a implementação do Programa Municipal de Bem Estar Animal (Probem) já foram realizadas 289 castrações e 86 animais foram adotados em feiras realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Os dados foram apresentados pela pasta e revelam a efetividade do programa, que, por meio da implementação de um Termo de Ajustes de Conduta (TAC), tem garantido atendimento aos animais do município.

“O saldo dos 100 primeiros dias de contrato é muito positivo. A Secretaria do Meio Ambiente tem trabalhado para garantir o bem-estar animal em Pato Branco, tal fato se comprova pelas ações realizadas, pela solicitação de redação de um novo TAC e pelo andamento do projeto da Casa de Passagem. Todas essas atitudes corroboram com a  proteção animal”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Kelli Starck.

As iniciativas são garantidas por meio de uma parceria público-privada com uma clínica veterinária contratada pelo município e fazem  parte de um Termo de Ajustes de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público (MP).

Por ele, ficam contemplados 1,1 mil castrações e 900 atendimentos de casos de urgência e emergência, executados pelo Probem, voltados para animais que pertencem a tutores de baixa renda, inscritos no programa CadÚnico do Governo Federal, animais que foram adotados nas feiras de adoção de cães e gatos promovidas pelo município e animais doados através de ONGs e associações de protetores, formalmente constituídas.

Até agora, por meio desse TAC, também foram atendidos 88 casos de urgência e emergência.

Além disso, outras 126 denúncias foram atendidas pelo Fala Cidadão, canal de ouvidoria da prefeitura, resultando em 45 animais retirados de situação de maus-tratos, com apoio das polícias Civil e Militar.