Meio Ambiente

A Prefeitura de Pato Branco está realizando o Projeto Descarte Consciente, cujo objetivo é atender ao Programa de Logística Reversa previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos ao oferecer destino correto a equipamentos eletrônicos inutilizados.

O projeto é resultado de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Municipal de Meio Ambiente junto às empresas do Parque Tecnológico. A ação visa evitar a contaminação do meio-ambiente por substâncias tóxicas contidas nesses materiais.

A coleta acontecerá no próximo dia 4 de março na Praça Presidente Vargas a partir das 8h às 15h no modelo drive-thru. Serão recebidos objetos como TV, monitor, DVD, VHS, produtos de áudio, câmera e filmadora, desktop, notebook, impressora, celular, monitor, refrigerador, fogão, lavadora de roupa, aparelho de ar condicionado, batedeira, liquidificador, forno elétrico, furadeira, entre outros. Lâmpadas e pilhas não serão coletados.

“A partir do processo de obsolescência muito acelerado que estamos vivendo, o acúmulo de lixo eletrônico ocorre em grande escala e deve ser combatido por meio da sensibilização da comunidade em geral”, reforça o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Colla. “O papel do poder público junto às empresas de tecnologia ao auxiliar na destinação correta envolve principalmente o desenvolvimento de uma cultura mais consciente em relação a essa questão, para que essa atitude não dependa da campanhas pontuais, mas siga acontecendo”, completa.

Os resíduos serão doados pelo Município às empresas parceiras estabelecidas no Parque Tecnológico cuja habilitação permite a destinação ambientalmente adequada. Usuários domésticos, empresas e comércios poderão fazer o descarte.

“É preciso estimular a destinação correta desses rejeitos, conscientizando a sociedade protegemos o meio-ambiente e consequentemente, a saúde humana que pode ser prejudicada por esses elementos”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Matheus Nicheti.