InovaçãoNotícias

Professores da rede municipal de ensino de Pato Branco iniciaram o curso de formação em Astronomia e Ciências Afins “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores”. Ao todo, são 32 docentes que ampliarão o conhecimento em história da astronomia, sistema solar, gravitação, uso de software de astronomia, entre muitos outros assuntos por meio da metodologia prática e teórica.

Conforme a coordenadora do projeto, Aline Sasso, o curso visa apresentar os conceitos básicos em astronomia e ciências afins, com uma melhor percepção. “Visto que não é um assunto abordado nas graduações, e assim formando uma base conceitual para abordagem com os alunos em sala de aula”.

Ao todo, são oito encontros por turma, uma vez aos mês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco, totalizando a carga horária de 72h.

Astronomia

Idealizado pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a Secretaria  Municipal de Educação e Cultura e o  Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro) da Utfpr-PB,  projeto visa  fomentando a cultura científica e a construção da massa crítica de forma lúdica, didática e acessível a todo tipo de público.

“O estudo de Astronomia é de extrema importância a todos, visto que é considerada a mãe de todas as ciências, e a partir dela podem ser trabalhadas as demais formas interdisciplinar”, reforça Aline.

A formação dos docentes é a segunda etapa do projeto, que contempla também a construção de um Polo de Astronomia e Ciências Afins. “A formação visa o nivelamento do conhecimento básico dos professores para que, quando existir o Polo, os alunos já possuam uma melhor percepção sobre o assunto”, salienta Aline. “A construção do Polo é uma demanda antiga, sendo de extrema importância para a cidade, uma vez que visa ser um núcleo de ciência, educação, cultura e turismo”, complementa.