NotíciasSaúde

No mês de novembro, Pato Branco registrou 809 casos de pessoas positivadas com a covid-19, uma taxa de transmissão de 0,51%. No mês de outubro, foram somente 21 casos positivos.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco já emitiu uma portaria com orientações para uso de máscara por pessoas com sintomas respiratórios gripais, em todos os ambientes abertos e fechados. Também para o uso em estabelecimentos de serviços de saúde.

 

Ainda, reforça a higienização frequente das mãos e uso de álcool gel 70%.

 

Na manhã desta quinta-feira (1º de dezembro) o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 se reuniu para reforçar as medidas sanitárias e o atendimento médico.

 

Agora, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, as Unidades de Saúde também atenderão pessoas com sintomas respiratórios gripais. Será todas as manhãs de segunda a sexta-feira.

 

Outra orientação, é quem contato de caso confirmado (familiar) que não apresenta sintoma, não necessita fazer exame e nem isolamento, podendo manter as atividades. Porém, há a necessidade do uso de máscara de proteção durante dez dias.

 

Sobre o isolamento, a orientação é de que pessoas positivadas permaneçam em isolamento por sete dias, a contar do primeiro dia do início dos sintomas. Familiares que não estão contaminados, poderão desenvolver as atividades rotineiras, com o devido uso de máscara facial e álcool gel 70% por dez dias. Caso surja sintomas, devem procurar atendimento médico.

 

A variante da doença esta apresentando alto nível de transmissão, porém não está ocorrendo o agravamento da doença. Também, até o momento, a ocupação hospitalar está estabilizada.

 

A equipe de monitoramento está acompanhando todos os casos positivos no município.

 

Equipe da saúde

Nesta semana, algumas Unidades de Saúde do município tiveram o atendimento afetado pelo fato da equipe multiprofissional estar parcial, ou totalmente, contaminada com a covid-19.

 

As unidades atingidas foram: Alvorada, Morumbi, Planalto, Bortot e Fraron.

 

A equipe da Secretaria da Saúde pede a compreensão da população e informa que conforme a recuperação do profissional, o atendimento será retomado.

 

Sintomas

A covid-19 afeta diferentes maneiras.

 

Sintomas mais comuns:

– Febre

– Tosse

– Cansaço

– Perda de paladar ou olfato

 

Sintomas menos comuns:

– Dores de garganta

– Dor de cabeça

– Dores e desconfortos

– Diarreia

– Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos

– Olhos vermelhos ou irritados

 

Sintomas graves:

– Dificuldade para respirar ou falta de ar

– Perda da fala, mobilidade ou confusão

– Dores no peito

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário