Dengue

Como uma tentativa de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Pato Branco, através das Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde, está realizando estratégias de conscientização e fiscalização no município.

A partir do cronograma estabelecido pelos agentes de epidemiologia, foram feitas reuniões envolvendo os presidentes dos bairros, que são considerados vínculo importante com os moradores. O objetivo dos encontros é reforçar a importância dos cuidados em relação ao mosquito e solicitar a colaboração de todos para que a ação seja eficaz no combate aos possíveis criadouros.

Os mutirões de limpeza já passaram em diferentes localidades da cidade e após a finalização estará atuando de forma pontual em cada foco que necessite limpeza ou recolhimento de entulho.

Os bairros São João, Alto da Glória e Vila São Pedro estão sendo a prioridade atualmente pois, segundo análise da Vigilância em Saúde, são os locais com mais pontos que exigem atenção no momento.

Em caso de denúncias, que podem ser efetuadas pelo Fala Cidadão (156), o proprietário da residência ou terreno apontado receberá notificação para que seja feita a limpeza. Embasado na Lei nº 4.049 de 2023, o proprietário tem 8 dias para regularizar a situação, contados desde a data de notificação. Se por ventura não for promovida a limpeza, a prefeitura fará e a cobrança é enviada junto ao IPTU.

“Conforme os locais infestados pelas larvas do mosquito forem detectados e limpos, teremos mais controle, podendo impedir a multiplicação dos casos de contágio. Dependemos do apoio da comunidade nesse enfrentamento”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Vitor Debastiani.