Secretária: Luana Varaschim Perin
É advogada, mestre em Direito Corporativo e Tecnologia pela Universidade de Tel Aviv, especialista em Direito Civil e Empresarial, formada pela Universidade de Pelotas. Tem uma trajetória vinculada ao terceiro setor, estando sempre presente em movimentos e causas vinculadas à evolução da sociedade, como atuação na Campanha Edificação Solidária, com arrecadação de recursos para estruturação do Hospital do Câncer; atuação permanente no GAMA – Grupo de Apoio à Mama com orientações jurídicas e participação em projetos de desenvolvimento da entidade; ações integradas ao IRDES, dentro do Grupo Empreendedores da Solidariedade, com ações voltadas a colaborar na sustentabilidade de entidades; bem como colaboração na devolução do terreno do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo ao Município de Pato Branco, entre outras.
Une a experiência jurídica de quatro anos de atuação como juíza leiga no Tribunal de Justiça do Paraná, Comarca de Pato Branco, para encontrar caminhos para as entidades que apoia e sua imersão ao mundo da tecnologia para entender o novo contexto e, dentro dele, buscar caminhos para o terceiro setor através de uma rede de parceiros.
Atuou como consultora jurídica na pasta de Hi-Tech junto ao escritório internacional Pearl Cohen, em Tel Aviv e como advogada junto ao escritório Munaretto, Maciel Merlin & Varaschim Perin Advocacia, no qual foi sócia, em Pato Branco.
No GAMA atua desde 2016 como advogada voluntária e conselheira fiscal participando ativamente da criação e desenvolvimento de alguns projetos, assim como compartilha seu conhecimento no IRDES/Empreendedores da Solidariedade em causas de transformação social.
Foi presidente da Comissão da Jovem Advocacia na OAB Pato Branco de 2018 à 2020, onde desenvolveu e auxiliou em vários projetos de cunho social como o Rock Solidário em prol da Fundabem em parceria com o Rotary Araucária, a FeijOAB em prol do Hospital do Câncer numa ação da OAB Pato Branco, Páscoa Solidária junto com Caixa de Assistência dos Advogados, Campanha Mil Abraços em parceria com a Assistência Social, dentre outros. Seguindo seu DNA voltado ao empreendedorismo e a inovação, é integrante da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR.
Diante da Secretaria de Assistência Social de Pato Branco pretende:
• Efetivar as estratégias de seguridade social, contribuindo com a inclusão, equidade e desenvolvimento dos usuários e grupos atendidos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais de todo o território do Município.
• Prezar pela qualidade no atendimento àqueles que da Assistência necessitem, assegurando que o trabalho nas unidades se pautem na dignidade humana e centralidade na família, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, com foco no desenvolvimento social, na redução de danos e prevenção da incidência de riscos.
• Realizar projetos e prestar serviços através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública, em conjunto com as demais Secretarias e a sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas da nossa comunidade, potencializando os resultados de projetos conjuntos que beneficiem a rede de parceiros.
Email: secsocial@patobranco.pr.gov.br
Telefones: (46) 46 99133-7766, (46) 3225-5544, (46) 3224-1951.
Endereço: Rua Teófilo Augusto Loiola, bairro Sambugaro.
Missão
Promover a proteção social de indivíduos e famílias, por meio da efetivação de serviços, programas, projetos e benefícios sócio assistenciais.
Visão
Ser reconhecida pela contribuição à melhoria dos indicadores sociais, com redução das desigualdades, ampliação das oportunidades, controle social e gestão descentralizada.
LOCAIS DE ATENDIMENTOS
- SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – ÓRGÃO GESTOR
Endereço: Teófilo Augusto Loiola, 264
Bairro: Sambugaro
Telefone (s): 46-32255544
Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira.
- CONSELHO TUTELAR
Endereço: Rua Aimoré 960, Centro
Telefone (s): 46-3220-6085/ 3220-6086
Presidente:
- CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CAROLINA FERRARI AMADORI
Endereço: Rua São Francisco, n° 175
Bairro: Sudoeste
Telefone (s): 46-3220-6052
E-mail:
Coordenadora:
Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira.
- CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PAULINA BONALUME ANDREATTA
Endereço: Rua Sadi Bertol S/N
Bairro: São João
Telefone (s): 46-3220-6059
E-mail:
Coordenador:
Horário de atendimento: 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira.
- SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO
Endereço: Rua Argentina, 456
Bairro: Jardim das Américas
Telefone: 46 3220-6058
E-mail: centrodia@patobranco.pr.gov.br
Coordenadora:
Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira
Atendimento: Realiza atendimento individual e grupal à pessoa idosa, mediante ações de prevenção, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
- CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS
Endereço: Rua Visconde de Tamandaré, 1361
Bairro: Centro
Telefone (s): 46 3220-6082/ 3220-6083
E-mail: creas@patobranco.pr.gov.br
Coordenadora:
Horário de atendimento: das 08h às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Atendimento: Realiza atendimento individual e grupal a todos os segmentos populacionais (crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência) em situação de ameaça e de violação de direitos.
- CENTRO DE PROMOÇÃO HUMANA INFANTO JUVENIL
Endereço: Rua Munhoz da Rocha, 177
Bairro: Menino Deus
Telefone: 46 3220-6042
E-mail: horto@patobranco.pr.gov.br
Coordenadora:
Atendimento: 24h, de segunda-feira a segunda-feira. Oferta acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Poder Judiciário.
- CASA ABRIGO ESPERANÇA
Endereço: Rua das Garças, 70
Bairro: Planalto
Telefone: 46 3220-6054
E-mail: casaabrigo@patobranco.pr.gov.br
Coordenador:
Atendimento: 24h, de segunda-feira a segunda-feira. Oferta acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Poder Judiciário.
- ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
Endereço: Travessa Ipacarai, 51, Bairro Alvorada
Telefone: 46 3220-6051
Endereço: Rua dos Cravos, 600, Bairro Novo Horizonte.
CONSELHOS MUNICIPAIS LIGADOS À SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Presidente:
Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br
Telefone: (46) 3225-5544.
Conselho Municipal da Assistência Social
Presidente:
Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br
Telefone: (46) 3225-5544.
Conselho Municipal em Defesa do Idoso
Presidente:
Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br
Telefone: (46) 3225-5544.
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Presidente:
Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br
Telefone: (46) 3225-5544.
Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher
Presidente:
Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br
Telefone: (46) 3225-5544.
Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso
Presidente:
Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br
Telefone: (46) 3225-5544.
Secretária Executiva:
Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br
Telefone: (46) 3225-5544.
___________
PROJETOS E AÇÕES DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SER MULHER
Finalidade: Proporcionar oficinas que promovam a convivência em grupos por meio do desenvolvimento de estratégias que revigorem os vínculos familiares e comunitários das mulheres e geração de trabalho e renda.
Público-alvo: Mulheres, com prioridade às beneficiárias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.
Abrangência: 450 vagas em cursos e oficinas.
Atividades: Desenvolve atividades por meio de oficinas e cursos. Pontua-se que o presente projeto contempla orientações através de palestras e reuniões que disponibilizam temáticas que envolvam o cotidiano das famílias, bem como relacionadas à oferta do serviço proposto.
Locais: Novo Horizonte – Amigurumi (1 turma); Artesanato (1 turma); Trabalhos com feltro (1 turma);CRAS Sudoeste- Bordado em Chinelo (1 turma); Secretaria de Assistência Social – Costura Nível 01 (1 turma); Costura Nível 02 (2 turmas); Costura Nível 03 (1 turma); Customização de roupas (1 turma); Salão de Beleza Aperfeiçoamento (1 turma); CRAS Bairro São João- Crochê (1 turma); Vasos em Cimento (1 turma); CRAS Bairro Sudoeste- Crochê (1 turma);Horto Florestal no Bairro Jardim Floresta – Mosaico (1 turma); Panificação e Confeitaria(1 turma);Bairro Planalto- Informática (1 turma); São Cristovão- Patchwork (1 turma);Largo da Liberdade- Pintura em Tecido no (1 turma).
Entidades parceiras: PROVOPAR; Artesãos voluntários; Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação; Secretaria de Esportes e Lazer; Secretaria de Meio Ambiente; Instituições religiosas.
ELES
Finalidade/objetivo: Proporcionar um espaço de orientação, informação, troca de vivências, encaminhamentos à rede de atendimento local, atendimentos de forma descentralizada nos bairros e geração de trabalho e renda.
Público-alvo: Homens, com prioridade aos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais; beneficiários do programa Bolsa Família em descumprimento das condicionalidades; homens em situação de direitos violados; pais de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
Descritivo das atividades: Compartilhar experiências de vida, por meio da utilização de técnicas e instrumentos que trabalhem os eixos do autoconhecimento, convivência social, relacionamento, comportamento, reuniões nos bairros e cursos.
Locais: Secretaria de Assistência Social – Barbearia (1 turma); Horto Florestal no Bairro Jardim Floresta- Panificação e Confeitaria (1 turma).
Entidades parceiras: APAC.
BATUCAÇÃO
Objetivo: Desenvolver o protagonismo e a autonomia das crianças e dos adolescentes.
Público-alvo: Prioritariamente beneficiários do Programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, com faixa etária de 9 a 17 anos.
Abrangência: 100 vagas para crianças e adolescentes.
Atividades: Desenvolvimento de oficinas que proporcionem a socialização e integração de crianças e adolescentes por meio da utilização de instrumentos de percussão e ações que visem o fortalecimento de vínculo familiar e comunitário.
Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior e Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati).
SALÃO SOCIAL ITINERANTE
Objetivo: Levar os serviços do Curso de Salão Social para atendimento nos bairros da cidade, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida, autoestima e geração de trabalho e renda.
Público-alvo: Famílias dos bairros de abrangência dos CRAS.
Abrangência: Aproximadamente 500 pessoas por ano.
Atividades: Cortes de cabelo, penteados, sobrancelhas, manicure, pedicure, maquiagem, e demais atividades desenvolvidas através do Curso de Salão Social do Programa Ser Mulher.
Entidades parceiras: União de Bairros.
MARIA MARIA
Objetivo: Proporcionar um espaço de escuta, troca de vivências, informações, orientações e encaminhamentos à rede de atendimento local à mulheres vítimas de violência, por meio da atuação da equipe multidisciplinar do CREAS (psicóloga, assistente social, educadora social e assessoria jurídica).
Público-alvo: Mulheres em situação de violência.
Abrangência: Livre.
Atividades: Compartilhar experiências de vida por meio da utilização de técnicas e instrumentos que visam a superação/minimização das situações de conflitos no ambiente familiar, dando primazia aos atendimentos individualizados e grupais.
Entidades parceiras: Profissionais liberais, previamente autorizados e qualificados.
MOÇA BONITA
Objetivo: Proporcionar um espaço de escuta troca de vivências, informações, orientações e encaminhamentos à rede de atendimento local, por meio da atuação da equipe multidisciplinar do CREAS (Psicóloga, Assistente Social, Educadora Social e Assessoria Jurídica).
Público-alvo: Adolescentes que tiveram seus direitos violados.
Abrangência: Livre.
Atividades: Compartilhar experiências de vida, por meio da utilização de técnicas e instrumentos que visam a superação/minimização das situações de conflitos no ambiente familiar, dando primazia aos atendimentos individualizados e grupais. Encaminhamento ao mercado de trabalho.
Entidades parceiras: Profissionais liberais, previamente autorizados e qualificados.
PREPARANDO PARA O FUTURO
Objetivo: Constituir espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária e Resgate Sociocultural.
Público-alvo: Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos com prioridade às beneficiárias de Programas de Transferência de Renda e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.
Abrangência: 200 vagas.
Atividades: Fotografia, Informática, Robótica, Gaita, Violoncelo, Violino. Novos cursos serão ofertados de acordo com a demanda.
Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior, Fundação Patobranquense do Bem Estar (Fundabem), Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, Secretaria de Educação e Cultura.
BRECHÓ ITINERANTE
Objetivo: Disponibilizar peças de vestuário de forma descentralizada às famílias pato-branquenses.
Público-alvo: Bairros de abrangência dos CRAS e a quem necessitar deste benefício eventual de outros bairros do município.
Abrangência: Aproximadamente 2000 pessoas ano.
Atividades: Atende de forma descentralizada nos bairros, seguindo um cronograma anual pré-estabelecido pela Secretaria.
Entidades parceiras: União de Bairros.
CIDADE AMIGA DO IDOSO
Objetivo: Intensificar ações que garantam um envelhecimento ativo e longevo da pessoa idosa, fortalecendo as redes de proteção e defesa dos seus direitos, por meio das diretrizes estabelecidas pelo Plano Municipal e Plano de Ação Cidade Amiga do Idoso.
Público-alvo: Pessoa idosa.
Abrangência: Livre.
Atividades: As atividades constam no Plano Municipal e no Plano de Ação Cidade Amiga do Idoso com envolvimento da Sociedade Social Civil Organizada, Universidades e Família Rotária.
Entidades parceiras: Clubes de Rotary, UTFPR e Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso, Secretarias Municipais e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso.
SABÃO SÃO JOÃO
Objetivo: Estabelecer condições para geração de renda às famílias vulneráveis; Estimular habilidades e provocar o interesse pelos conceitos de sustentabilidade e empreendedorismo.
Público-alvo: Mulheres da área de abrangência do CRAS São João.
Abrangência: 25 vagas.
Atividades: Confecção de sabão e atividades relacionadas ao empreendedorismo.
Entidades parceiras: Rotary Club de Pato Branco Amizade, Rotaract Club de Pato Branco Amizade, UTFPR e PROVOPAR.
MÃOS EM AÇÃO
Objetivo: Fomentar a geração de renda; estimular a socialização; desenvolver as habilidades e potencialidades dos coletores de materiais recicláveis individuais.
Público-alvo: Coletores de materiais recicláveis independentes do município de Pato Branco.
Abrangência: 25 vagas.
Atividades: Confecção de sabão e estopa.
Entidades parceiras: Cooperativa de reciclável de Pato Branco; Iniciativa Privada; Secretaria de Meio Ambiente; Instituições religiosas.
MINHA CASA PATO BRANCO
Objetivo: Proporcionar aquisição de casa própria para as famílias de Pato Branco, de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pela Caixa Econômica Federal e em conformidade com o Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, quando na liberação de convênios.
Público-alvo: Famílias residentes nos Conjuntos Habitacionais de Pato Branco.
Abrangência: Os cadastros são realizados a qualquer momento.
Descritivo das atividades: Cadastros Habitacionais, bem como atualizações dos já existentes; sorteios para novas unidades; acompanhamento Técnico Social dos conjuntos existentes no município; visitas domiciliares; encontros mensais com as famílias beneficiárias com abordagem de temas diversos, dentro das demandas apresentadas.
Entidades parceiras: Governo Federal, Secretarias Municipais, Entidades públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior.
NATAL DE UNIÃO
Objetivo: Promover o fortalecimento, a cooperação, a integração, o espírito de solidariedade e os vínculos comunitários, incentivando a integração e estimulando a criatividade da comunidade.
Público-alvo: Associações de bairros do município de Pato Branco.
Atividades: Criação de árvores de Natal coletivas, incentivando assim os moradores dos bairros de Pato Branco a fazerem parte das comemorações natalinas.
Entidades parceiras: União de Bairros; Iniciativa Privada, Conselho Municipal de Assistência Social e Entidades não governamentais.
RUA DO BEM
Objetivo: Ofertar de forma articulada, ações e atividades gratuitas de várias políticas setoriais como a saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social destinadas à população pato-branquense, com foco no acesso aos serviços locais, objetivando a aproximação com a comunidade.
Público-alvo: População em geral.
Abrangência: Aproximadamente 4.000 atendimentos onde o evento acontece.
Atividades: Orientações jurídicas, informações acerca das legislações sobre aposentadoria e benefícios da Previdência Social, serviços de baixa renda de água, energia elétrica, encaminhamento de documentações, orientações sobre o Programa Bolsa Família, ações do Projeto Ser Mulher, apresentações culturais, serviços de saúde, educação, espaço cultural e de lazer, brechó itinerante e demais ações desenvolvidas pelos parceiros do evento.
Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, empresas privadas, clube de serviços, Instituições de Ensino Superior e União de Bairros.
CASAMENTO COMUNITÁRIO
Objetivo: Proporcionar aos casais a oportunidade de regularização da união estável de forma gratuita.
Público-alvo: Casais que queiram oficializar sua união.
Abrangência: Aproximadamente 130 casais a cada dois anos.
Atividades: Oferta os serviços cartoriais de forma gratuita oportunizando aos casais uma cerimônia coletiva e um curso de preparatório de noivos. Casais interessados, prioritariamente para inscritos no Cadastro para Programas Sociais. Em caso de noivos solteiros, para inscrição é preciso apresentar RG e CPF originais; original da certidão de nascimento atualizada (90 dias); comprovante de residência (em nome dos noivos ou dos pais), duas testemunhas maiores de 18 anos, que devem estar presentes no casamento comunitário e portando RG. Se os noivos forem divorciados ou viúvos, além desta documentação é preciso apresentar também a certidão de casamento com averbação do divórcio ou óbito atualizado (90 dias) e a certidão da partilha de bens ou inventário do falecido. Em ambos os casos, se os noivos tiverem idade entre 16 e 18 anos, deverão comparecer à cerimônia acompanhados pelos pais.
Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, clubes de serviço, empresas privadas e União de Bairros.
CALENDÁRIO ANUAL DE EVENTOS DA SECRETARIA
- Campanha da Pessoa com Deficiência;
- Campanha de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa;
- Campanha de Combate à Violência Contra as Mulheres e Meninas;
- Campanha de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil;
- Campanha de Conscientização e Incentivo à destinação de IRRF para os Fundos;
- Campanha de fixação de cartazes referente à venda de bebidas e cigarros para menores de 18 anos;
- Campanha do Cobertor;
- Campanha Faça Bonito: alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
- Mundo da Criança;
- Capacitação para funcionários da Política da Assistência Social;
- Casamento Comunitário;
- Conferências Municipais;
- Dia Ativo;
- Encontrão do Idoso;
- Encontro “ELES”;
- Encontro com a Rede de Atendimento ao álcool e outras drogas;
- Encontro das Mulheres Urbanas;
- Encontro Rede do Voluntariado em comemoração ao Dia do trabalho Solidário;
- Festa Natalina;
- Mostra do Projeto Ser Mulher;
- Natal da União;
- Rua do Bem.