Secretário: Giles Balbinotti
Engenheiro, mestre e doutor em Engenharia de Produção, está à frente da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação.
Com experiência em gestão e execução de projetos de inovação em áreas da engenharia Biomédica e Tecnologias em Saúde, coordenação sociotécnica/HSEE em projetos, coordenação e docência no ensino superior e técnico e pesquisador e escritor nas áreas de ergonomia, performance industrial e sustentabilidade, Giles pretende diante a pasta:
Suportar todas as secretarias e o gabinete do prefeito e vice-prefeita, com soluções inovadoras e tecnológicas aos problemas (dores) da cidade que impactam a vida das famílias e dos empreendedores pato-branquenses.
Construir e aplicar modelo de Gestão e Governança do Ecossistema de inovação e tecnologia de Pato Branco e Região, visando reforçar a integração de todos os ativos tecnológicos (academias/universidades, núcleos de tecnologia, Sistema S (Sebrae e Senai),sociedade civil e a comunidade).
Construir e aplicar estratégias baseadas em referências e critérios nacionais e internacionais reconhecidos (tais como ODS´s e IDH´s), que visem transformar Pato Branco em um Ecossistema inclusivo, inteligente e sustentável (uma cidade Inteligente);
Um projeto piloto desta “Cidade” – que contemplará todo o distrito tecnológico na região das incubadoras, indústrias, academias, parques e ainda conectando com o bairro São João e Alto da Glória, está sendo concebido por um time de especialistas, e terá aplicações de “provas de conceitos – POC” a fim de validar os projetos de inovações e as tecnologias previstas no projeto e os consequentes benefícios para a comunidade;
Reurbanização, revitalização e integração dos ativos tecnológicos existentes e previstos no projeto que visa: consolidar o Distrito Tecnológico de Pato Branco (Vale Digital ou Vale das Araucárias – em menção ao Vale do Silício – berço da Tecnologia mundial), fortalecer o Pólo de TI e eletroeletrônico; criar o Pólo de Biotecnologia e Agrotecnologia; implementar estudos em infraestrutura de conectividade, IoT, Big Data; iluminação inteligente, energias limpas e renováveis, e demais inovações e tecnologias que levem qualidade de vida, bem estar e dignidade às pessoas além de eficiência, eficácia e desempenho importante aos negócios;
Áreas de espaço compartilhado (coworking), de convivência, áreas verdes, além do estímulo para novos cursos técnicos, de graduação e especializações estão previstos no projeto;
Captar e atrair grandes grupos nacionais e internacionais, start up´s e investidores que venham fortalecer nosso ecossistema de inovação e tecnologia, além de fomentar a geração de projetos, serviços e produtos às empresas, indústrias e incubados da cidade.
Desenvolver Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em temas essenciais para Pato Branco e região; criar convênios de cooperação em P&D, com academias, institutos de pesquisa e fontes de financiamento; viabilizar programas de transferência de tecnologia e captação de boas práticas na área da pesquisa e extensão.
Email: sistemacti@patobranco.pr.gov.br
Telefone celular: (46) 99109-0038
Telefone da secretaria: (46) 3220-6080
Páginas relacionadas:
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (site)
Pato Branco, cidade Inteligente
Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum
—————–
Missão
Elaborar, programar e gerir a política municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Promover e estimular a articulação institucional entre as secretarias do município com o universo acadêmico e instituições de pesquisas, com as empresas, com as entidades públicas, privadas e com a sociedade civil organizada. Aproximar a tecnologia da população, oferecendo condições para que a tecnologia contribua de forma significativa na obtenção da qualidade de vida.
Visão
Ser reconhecida e ter referência nacional na gestão de políticas públicas municipais de ciência, tecnologia e inovação, obedecendo aos princípios da ênfase ao bem-estar do ser humano, do empreendedorismo, do sistema ambiental, ecológico e da ética.
—————–
Conselhos Municipais ligados à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação
Presidente:
Email: sistemacti@patobranco.pr.gov.br
Telefone celular:
__________
PRINCIPAIS PROJETOS E AÇÕES DA SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Programa Escola Pato Branco Digital
Finalidade: Oferecer cursos na área da informática para os cidadãos de forma gratuita.
Público-alvo: População de baixa renda, pessoas que participam dos programas da secretaria de ação social, estudantes e comunidade em geral.
Pessoas atendidas: 400 pessoas por semestre.
Atividades: Cursos na área de informática, sendo eles: Informática Essencial, Montagem e Manutenção de Computadores, Melhor Idade Conectada, Mulheres Conectadas, Desenvolvimento de Páginas Web, Lego Mindstorms e Robótica com Arduíno.
Entidades parceiras: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Rotaract Clube Pato Branco Amizade.
—————–
Parque Tecnológico
Finalidade: O Parque Tecnológico possui caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Público-alvo: Busca gerar um ambiente de empreendedorismo tecnológico e de inovação, envolvendo empreendedores e futuros empreendedores com ideias e projetos inovadores.
Pessoas atendidas: cerca de 1000 pessoas por semestre.
Atividades: Oferta espaços para implantação de empresas, incubação de novos empreendimentos e atua como órgão integrador entre entidades e empresas.
Entidades parceiras: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Governo Federal, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e entidades do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
—————–
Robótica nas Escolas
Finalidade: Desmistificar a robótica e aproximar os alunos dessa nova realidade, incentivando a participarem do ambiente de ciência, tecnologia e inovação do Município.
Público-alvo: Alunos dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Educação.
Pessoas atendidas: 500 alunos e 18 professores/multiplicadores.
Atividades: Cursos de Robótica e Capacitação de professores Multiplicadores.
Entidades parceiras: Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Tempo Integral.
—————–
Incubadora Municipal
Finalidade: Potencializar os empreendimentos inovadores do Município de Pato Branco, contribuindo com o desenvolvimento regional, estadual e nacional.
Público-alvo: Empreendedores e futuros empreendedores com ideias e projetos inovadores; alunos e Ex-alunos das faculdades, universidade e escolas técnicas; sociedade em geral.
Atividades: Relacionar-se com os incubados; comunicar; assessorar; capacitar; orientar; estimular o perfil empreendedor (confiança); fomentar projetos; acelerar projetos; propiciar capacitações, mentorias e participação em eventos para as empresas incubadas.
Entidades parceiras: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Faculdade de Pato Branco (Fadep), Faculdade Mater Dei, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Associação Comercial e Empresarial (Acepb), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep), Re-Inova; Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Outras Incubadoras; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Bancos; Cooperativas e Contadores.
—————–
Turismo Tecnológico
Finalidade: Apresentar ativos tecnológicos do Município de Pato Branco com vistas a atrair empresas e profissionais.
Público-alvo: Empresários, profissionais e acadêmicos de todas as regiões.
Pessoas atendidas: 300 pessoas por semestre
Atividades: Visita aos ativos tecnológicos, apresentação de vídeos sobre o município, palestras, debates e reportagens.
Entidades parceiras: Entidades do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
—————–
WiFácil Pato Branco
Finalidade: Democratizar o acesso da tecnologia à população através de Internet gratuita.
Público-alvo: População em geral, que deve, inicialmente cadastrar-se no site da prefeitura com seus dados.
Pessoas atendidas: cerca de 5 mil pessoas.
Atividades: Fornecimento de sinal wi-fi gratuito na Praça Presidente Vargas e no CEU das Artes e dos Esportes.
Entidades parceiras: Entidades do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
—————–
Desenvolvendo Talentos
Finalidade: Desenvolver talentos na área de informática e programação de computadores.
Público-alvo: Alunos do ensino médio, preferencialmente, de escolas públicas estaduais.
Pessoas atendidas: 40 alunos por semestre.
Atividades: Disponibiliza cursos de lógica e programação de computadores, além de vagas para estágios em empresas parceiras da ação.
Entidades parceiras: Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Núcleo Regional de Educação (NRE) e Entidades do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
—————–
Plano Diretor de Informática
Finalidade: Planejar, coordenar e orientar a política de informação da Prefeitura Municipal de Pato Branco, além de atender demandas pontuais dos órgãos municipais.
Público-alvo: Secretarias municipais e seus funcionários.
Pessoas atendidas: 300 pessoas por semestre.
Atividades: Planejamento estratégico por Secretaria, levantamento de necessidades, encaminhamento e monitoramento de soluções.
Entidades parceiras: Entidades do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
—————–
Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – INVENTUM
A Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum se soma a um planejamento estratégico que visa a consolidação do ambiente tecnológico de Pato Branco e, sobretudo, aproximar a tecnologia e a inovação do dia a dia dos pato-branquenses. Essa postura idealizada pela Administração Municipal desde 2013 – a partir da criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – tem projetado Pato Branco em nível nacional. Saiba mais em: patobranco.pr.gov.br/inventum
—————–
EVENTOS ANUAIS
• Inventum
Público-alvo: População em geral.
Data prevista e local de realização: Novembro de 2017 no Parque de Exposições.
• Tecsul
Público-alvo: População em geral.
Data prevista e local de realização: Novembro de 2017 no Parque de Exposições.
• Hackaton Cidades Digitais
Público-alvo: Acadêmicos em geral e desenvolvedores de software.
Data prevista e local de realização: Novembro de 2017 no Parque de Exposições.
• Startup Weekend
Público-alvo: Acadêmicos em geral.
Data prevista e local de realização: Novembro de 2017 no Parque de Exposições.