NotíciasSaúde

Nos próximos dias as portarias serão publicadas com as regulamentações

A equipe da Vigilância Sanitária de Pato Branco reuniu representantes de bares, restaurantes e de eventos para repassar as novas orientações das atividades e funcionamento durante o estado de emergência em saúde pública causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). O encontro foi na tarde desta segunda-feira (08).

“Foram discutidas todas as orientações que serão encaminhadas para publicação das portarias. Ainda faltam alguns segmentos que conversaremos”, explica o coordenador da Vigilância, Rodrigo Bertol.

Para a realização de eventos, conforme a Vigilância, a capacidade de público fica limitada a 50% da lotação do local, desde que respeitando o limite de distanciamento, recomendado pelo Ministério da Saúde e demais órgãos competentes. Obrigatório o uso de máscara e higienização frequente das mãos com álcool gel 70%. Ainda, foi orientado que não será permitido à realização de dança nos eventos e os horários devem seguir o decreto municipal n° 8.852.

Já as orientações para o funcionamento de bares e restaurante passam a ser mais rígidas. Foi orientado que o estabelecimento que não seguir as normas poderá ser multado de 10 a 250 UFM e a interdição do estabelecimento passa para 10 dias. O proprietário também será indiciado no Ministério Público. A lotação não poderá exceder 50% da capacidade máxima prevista.

Os restaurantes devem manter o afastamento mínimo de distância de 1,5 m de raio entre cada cliente que estiver consumindo no local. Diminuir o número de mesas no estabelecimento de forma a aumentar a separação entre as mesas.

Nos próximos dias as portarias serão publicadas com as regulamentações. As orientações são de acordo com o decreto número 8.852, de 29 de janeiro de 2021, que regulamenta, consolida e atualiza a legislação municipal estabelecendo as diretrizes para o enfretamento da Covid-19 em Pato Branco.