Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Apesar da oportunidade de “drive thru”, Campanha Nacional contra a Influenza tem baixa adesão em Pato Branco

Durante ação, foram imunizadas nos dias 21 e 22 de junho, 240 pessoas

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde e com apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), realizou na segunda e terça-feira (22 e 23), na rua Goianases, junto à Feira do Produtor, o “Drive thru”, para intensificar a cobertura vacinal contra a Influenza, ocasião em que foram imunizadas 240 pessoas: 33 crianças, 4 gestantes, 13 trabalhadores de saúde, 2 profissionais das forças de salvamento e segurança, 44 adultos de 55-59 anos, 1 portador de deficiência, 19 pacientes crônicos, 71 professores, 40 idosos, 9 motoristas do transporte coletivo e 4 caminhoneiros.

Conforme a enfermeira Emanoeli Agnes Stein, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, o Drive Thru permitiu melhorar a cobertura vacinal e possibilitou que muitas pessoas pudessem acessar facilmente o serviço, no entanto, esperava-se maior procura por parte da população. “Houve muitos relatos positivos em relação à estratégia, principalmente por ser rápido e acessível a todos. Embora não tivemos a adesão esperada por outros grupos, como gestantes e puérperas, conseguimos atingir a cobertura vacinal dos professores, o que é relevante”, afirmou.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza encerra no dia 30 de junho, e continua sendo realizada Sala de Vacina da Unidade Central, das 7h às 17h; e em todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30; UBS São João, das 8h às 11h15 e das 13h30 às 16h; UBS São Caetano, na 1ª e 3ª quarta-feira do mês, das 14h às 16h; UBS Sede Dom Carlos, todas as terças-feiras das 14h às 16h e UBS Sede Gavião, todas as quintas-feiras, das 14h às 16h.

Emanoeli ressaltou que ainda é necessário imunizar aproximadamente 4 mil pessoas, para atingir a cobertura de, no mínimo, 90% de todos os grupos prioritários da população estimada em Pato Branco que é de 24.580. “A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e que se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e levar a morte, por isso, convocamos todas as pessoas que ainda não se vacinaram que aproveitem esses últimos dias e procurem uma Unidade de Saúde”, salientou.

Documentos necessários para vacinação

  • Crianças de 6 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias

(Carteira de vacinação)

  • Idosos

(Documento de identificação, carteira de vacinação)

  • Gestantes em qualquer idade gestacional

(Carteira de gestante ou outro documento que comprove gravidez)

  • Puérperas (até 45 dias do pós-parto)

(Certidão ou declaração da criança, carteira de vacinação, se tiver

  • Adultos de 55-59 anos

(Documento pessoal, carteira de vacinação, se tiver

  • Professores de escolas públicas e privadas

(Declaração do professor, com descrição dos dados pessoais e assinatura do coordenador ou diretor da escola)

  • Caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo (exceto motoristas de aplicativos e taxistas)

(Carteira de Habilitação C, contrato de trabalho ou crachá que comprove o exercício da função, carteira de vacinação, se tiver

  • Pacientes com comorbidades (crônicos)

(Documento que comprove a doença (exame, receita médica, declaração do médico), carteira de vacinação, se tiver

  • Trabalhadores da Saúde: carteira do registro profissional, crachá ou declaração da empresa

(Carteira de vacinação, se tiver

  • Portadores de deficiências

(Laudo ou declaração médica, comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência, carteira de vacinação, se tiver

  • Profissionais das forças de salvamento e segurança

(Distintivo de identificação, crachá, carteira de vacinação, se tiver

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários