EsporteNotícias
Serão 35 km de pista só em Pato Branco.

O Parque do Alvorecer de Pato Branco irá integrar a ciclorrota do Pedala Paraná junto com outros 46 municípios. Segundo o secretário de Esporte e Lazer Alexandre Zoche, são 35 km da pista só em Pato Branco, que devem se unir a outras rotas, concluindo um trajeto por todo o Sudoeste do Paraná. Além disso, o município também oferecerá uma rota para crianças, de 4 km, na Trilha do Quati, no Parque do Alvorecer. A medida deve intensificar o turismo rural e incentivar que o esporte tenha mais adeptos.


“Será um marco diferenciado para Pato Branco, em que a modalidade de bike integrará um roteiro estadual. A intenção é que os municípios da região Sudoeste estejam interligados, fomentando o turismo rural, as atividades com famílias agricultoras e o esporte. Temos 90% das rotas do município mapeadas, mas essa, em específico, será usada com o Estado. Enquanto cidade inteligente, que busca a sustentabilidade pelo uso de meios menos poluentes, com certeza este fomento vem para mostrar a bike, também, como meio de transporte”, destacou Zoche.


Rota


O trajeto terá 35 km com ganho de elevação de mil metros. O Parque do Alvorecer será o ponto de saída e chegada, e o percurso total passará por pontos turísticos.


A equipe de ciclismo Quebra Freio Bike Club foi a responsável pelo mapeamento tanto desta quanto de outras rotas. Para o trajeto de 35 km, os ciclistas devem passar pelo Parque São Caetano, Mirante Quebra Feio e Igreja de São Pedro de Alcântara.


Por parte do Governo do Estado, nestes locais serão instalados totens de atendimento, que terão tendas, sistema de som, banheiros e vestiários.


O objetivo é que estes totens também fiquem próximos do comércio do interior e de agricultores familiares, onde os ciclistas poderão fazer aquisição de suprimentos durante o trajeto.


Turismo


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, por meio do Departamento de Turismo, está alinhada à Secretaria de Esporte e Lazer para garantir esse suporte, conforme explica o secretário da pasta, Marcos Colla.


“A ideia é projetar no cenário estadual, e talvez nacional, esta e outras atividades, que possam trazer para nossa cidade e região o incremento da renda por meio das pessoas que virão participar desses circuitos. Além disso, nós da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entendemos que podemos fomentar a capacitação daqueles moradores das pequenas propriedades rurais abrangidas por estes circuitos. Essas pessoas poderão desenvolver um conjunto de competências para dar o suporte necessário aos praticantes do esporte que usarão esses caminhos”, defende.


Um calendário de eventos esportivos com apoio do Departamento de Turismo também está sendo desenvolvido para movimentar o setor e a região.


As pistas de Pato Branco já podem ser acessadas pelos ciclistas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário