Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco recebe comitiva do município de Palmeira para conhecer projetos voltados à tecnologia e inovação

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, recebeu a visita do prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, que esteve na cidade acompanhado por secretários municipais para participar de mais um roteiro do projeto Turismo Tecnológico, realizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e que recebe, mensalmente, lideranças e empresários de diversas regiões do país.

As comitivas vêm a Pato Branco para conhecer o ambiente voltado à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, oportunizando a troca de experiências entre os municípios e seus gestores. “Ficamos felizes em receber prefeitos e secretários de outros municípios, pois esse diálogo agrega conhecimento e oportuniza que possamos vislumbrar iniciativas que contribuem no desenvolvimento social e tecnológico, uma vez que estamos em contato com cidades voltadas à inovação da gestão pública”, destaca Zucchi.

A eficácia e bons resultados dos projetos voltados a crianças e adolescentes, como o Clique Conhecimento, que oferta tablets educacionais aos alunos e professores dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Educação e os Laboratórios Include Pato Branco, que recentemente formaram as primeiras turmas do Sul do Brasil, foram enaltecidos pelo prefeito Zucchi.

“São tablets que possuem mais de 40 aplicativos educacionais o que, associado ao Include, está estimulando o conhecimento e oportunizando novas realidades às nossas crianças, demonstrando que a tecnologia contribui de forma significativa no aprendizado e em novas perspectivas de futuro, quando é inserida em práticas pedagógicas que incentivam a criatividade”, frisou Zucchi.

Palmeira, cidade paranaense localizada na microrregião de Ponta Grossa, está a 358 km de Pato Branco e possui cerca de 33 mil habitantes, sendo que 40% da população reside na área rural. De acordo com o prefeito Edir Havrechaki, o principal objetivo da visita foi conhecer as ações do Parque Tecnológico.

“Estamos conhecendo a experiência de Pato Branco com o Parque Tecnológico, pois queremos implementá-lo em nossa cidade, considerando que, para o desenvolvimento de Palmeira, esta será uma iniciativa muito válida. Escolhemos Pato Branco por ser um município referência”, pontuou o prefeito Edir Havrechaki.

Palmeira possui uma usina que produz energia a partir do reaproveitamento de lixo orgânico e reciclável, solução inovadora e tecnológica que Pato Branco está estudando a viabilidade de implantação. “A energia renovável é um desafio da humanidade e, em nossa cidade, temos parcerias com empresários para que o projeto seja possível. Estivemos na China para compreender o funcionamento dessa tecnologia”, explicou Edir.

A gestão das áreas de Educação e Limpeza Pública também foram temas do encontro, em que o prefeito Zucchi explicou que o Município responde por todos os setores, com a equipe própria do quadro efetivo de servidores municipais, uma vez que não terceiriza a operação do aterro sanitário, tampouco a coleta do lixo na cidade – o que ocorre com eficiência e economia.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, destacou a importância de momentos que propiciam o intercâmbio de experiências, uma vez que o planejamento realizado em Pato Branco busca oportunizar, cada vez mais, soluções inovadoras que contribuam de forma direta no dia a dia da população e nos serviços ofertados pela Prefeitura. “Estes momentos, em que congregamos as nossas ações e conhecemos projetos de outras cidades, são fundamentais para fortalecermos o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação que possuímos em nossa cidade”, ponderou Géri.

A comitiva palmeirense visitou e conheceu as ações do Parque Tecnológico, de empresas de ciência e tecnologia, os Laboratórios Include, a Escola Municipal de Artes, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Parque do Som e o Parque do Alvorecer. Além do prefeito Edir Havrechaki, estiveram presentes os secretários municipais de Palmeira: Eloir Voichicoski (Finanças), Geraldo Nepomoceno Neves (Gestão Pública), Jaudeth Ramos Hajar (Indústria e Comércio) e Fabiano Bichop Cassanta (Urbanismo).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários