Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco intensifica campanha de vacinação contra o sarampo e a febre amarela

Campanha nacional de vacinação segue até o dia 13 de março

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de vacinação da campanha nacional contra o sarampo e a febre amarela, que acontecerá até o dia 13 de março, destinada para pessoas de 05 a 59 anos de idade.

A chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Franciele Palavicini, explica que as duas primeiras etapas da campanha de vacinação já ocorreram em outubro de 2019, abrangendo crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. A segunda etapa aconteceu em novembro para a população de 20 a 29 anos. “Neste momento, então, solicitamos que todos aqueles que não estão com as suas carteiras de vacinação completas, procurem a Unidade de Saúde de preferência, para prevenirmos essas e outras doenças que podem ser evitadas através da vacinação”, alerta. 

Dia D

No próximo sábado (07), será realizada mais uma edição do Dia D contra o sarampo e febre amarela, das 8h às 17h. O atendimento para vacinação ocorrerá nas unidades dos bairros Bortot; Vila Esperança; Morumbi; Industrial; Novo Horizonte; São João e na sala de vacinas da Unidade Central.

Unidades de Saúde com horários estendidos

De acordo com o cronograma estipulado pela Vigilância Epidemiológica, na próxima semana, de 09 a 13 de março, as salas de imunização das unidades de saúde do município estarão com horários estendidos para atender a população que ainda não atualizou o esquema de vacinação contra o sarampo e a febre amarela.

Confira os horários de funcionamento das salas de vacinação entre os dias 09 e 13 de março:

Bairro São Cristóvão: segunda, terça e quinta-feira, das 17h às 20h;

Bairro Alvorada: segunda a sexta-feira, das 17h às 20h;

Bairro Fraron: segunda e quarta-feira, das 17h às 20h;

Bairro Planalto: terça e quinta-feira, das 17h às 19h;

Unidade Central: segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, sem fechar para o almoço.

Para mais informações sobre a campanha e as vacinas, o telefone para contato é o (46) 3213-1700.

A doença

O sarampo é uma doença viral aguda, transmitida de pessoa para pessoa através de secreções respiratórias, pela fala, espirros e tosse. Pode atingir qualquer pessoa não vacinada, em qualquer faixa etária, causando maior gravidade em extremos de idade (principalmente em crianças menores de um ano) levando a complicações como meningites, pneumonias e até a morte.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários