Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretaria Municipal de Assistência Social de Pato Branco intensifica ações em prol da população durante período de pandemia

Conjunto de estratégias já beneficiou mais de cinco mil famílias

Com o objetivo de prestar atendimento emergencial às entidades socioassistenciais e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, em decorrência da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está desenvolvendo uma série de ações dentro do Plano de Atendimento Social (PAS), que incluem a distribuição de alimentos, produtos de limpeza e higiene, entre outros.

Além das aquisições de cestas básicas feitas pelo município, foi instituída uma Central de Arrecadação e distribuição na Secretaria Municipal de Assistência Social, com pontos de apoio em supermercados da cidade, para doações, e ainda, confeccionados itens como jalecos para as equipes de saúde, máscaras de tecido para a população, lençóis, entre outros. As entregas estão sendo coordenadas pelas técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e no período entre 23 de março a 30 de junho, 5.435 famílias foram atendidas pelo PAS, conforme segue:

– foram entregues 1.921 cestas básicas, adquiridas com recursos próprios do município, recursos estaduais voltados ao enfrentamento à COVID-19 e doações;

– distribuídos 6.367,09 quilos de alimentos não perecíveis. Desses, 1.525 quilos foram repassados às entidades que fazem parte da rede socioassistencial do município e 4.842,09 quilos, destinados para 170 cestas básicas;

– produzidos 58.500 pães franceses e 1.650 barras de sabão, atendendo 597 famílias, residentes nos 10 conjuntos habitacionais de Pato Branco;

– entregues 500 kits de limpeza e higiene, para famílias de maior vulnerabilidade;

– confeccionados 500 jalecos para distribuição entre os profissionais da UPA, SAMU, Secretaria Municipal de Assistência Social e para a entidade Missão Vida Nova.

– confeccionadas e entregues, 08 mil máscaras de proteção, para adultos e crianças moradores dos conjuntos habitacionais, motoristas da garagem da Prefeitura e as equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Assistência Social, motoristas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura;

– confeccionados 30 unidades de lençóis e 20 unidades de pijamas para pacientes da UPA 24h;

– distribuídos 100 kits com itens de inverno para bebês às famílias acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social;

– entregues 364 litros de álcool líquido 70% às entidades socioassistenciais do município e estruturas ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social;

Programa Cartão Comida Boa

Foram entregues pela Secretaria Municipal de Assistência Social, 4.402 vouchers, com QR Code do Programa do Governo do Estado, Comida Boa;

Programa de Aquisição de Alimentos

Entre o dia 30 de junho e 14 de julho, foram distribuídas cestas com produtos da agricultura familiar, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), viabilizada através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), compreendendo o total de 6.388 quilos de alimentos e 112 litros de sucos congelados, destinadas para famílias em vulnerabilidade;

Programa Mesa Brasil

Entre o dia 01 de abril e 08 de julho, foram recebidos 4.619,35 quilos, entre alimentos perecíveis, não perecíveis, material de higiene e limpeza através do Programa Mesa Brasil SESC. Os itens são encaminhados para as famílias em situação de vulnerabilidade e entidades.

Ações voltadas ao bem-estar dos idosos

Dentre as estratégias adotadas neste período, estão os serviços que proporcionem bem-estar aos idosos que eram atendidos presencialmente pelas equipes assistenciais antes da pandemia. Com o objetivo de amenizar os riscos da solidão e proporcionar atividades que colaborem com a saúde física e mental dos idosos, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Pato Branco, através do Espaço de Convivência do Idoso, tem promovido atendimentos on-line neste momento de maior distanciamento social. São realizadas chamadas por telefone, viva voz ou vídeo, onde os idosos são estimulados a realizar atividades de coordenação motora, desenhos com tinta, pintura com lápis de cor, artesanato, além de atividades intergeracionais, contação de história e brincadeira de roda. No total, 600 kits foram enviados para 52 idosos, vinculados ao Centro de Convivência.

Ainda no formato online, os idosos também podem ter acesso vídeos com a colaboração de diversos profissionais das mais variadas áreas, com propostas de atividades físicas, em parceria com as demais Secretarias Municipais, dicas motivacionais com psicopedagoga, entre outros, com a proposta de oferecer saúde e bem estar para a população idosa, através do “Projeto Idosos Conectados e Ativos”.

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes, esclareceu que as unidades da rede socioassistencial, como as unidades do CRAS e o CREAS seguem realizando o atendimento para que a população não fique sem suporte. “O acompanhamento está sendo feito mediante o trabalho remoto, em situações emergenciais estão sendo realizadas visitas domiciliares e ainda, atendimentos presenciais que não provoquem aglomerações.”

Importância do conjunto de estratégias

De acordo com Anne, o Plano de Atendimento Social sedimenta as ações executadas pela Secretaria, ofertando a provisão de meios de subsistência às famílias do Município.  “Todas as ações tornam-se relevantes frente à situação de emergência emanada do Decreto Municipal para o enfrentamento ao Coronavírus. A proteção e o apoio às famílias em um momento de crise é o princípio básico da Política de Assistência Social. Os projetos Pães do Bem, Sabão São João, Mãos em Ação, MobilizAção e as visitas online são estratégias de ação que culminam no bem estar da população”, enfatizou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários