Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco reforça obrigatoriedade do uso de máscara pela população

Entre as várias ações de combate à COVID-19, município distribuiu mais de 25 mil máscaras

A Prefeitura de Pato Branco estabeleceu em 08 de abril, através do Decreto Municipal Nº 8.646, a obrigatoriedade do uso de máscaras pela população, para evitar a transmissão comunitária do novo Coronavírus (COVID-19). E para que a norma seja, de fato, cumprida, e os pato-branqueses fiquem protegidos do vírus, foi instituído em 21 de maio, pelo Decreto Nº 8.689, multa a quem descumprir a lei, que vai até R$ 531, 65 para pessoas físicas (1 Unidade Padrão Fiscal do Paraná UPF/PR a 5 UPF/PR) e, até R$ 10.633.00 para pessoas jurídicas (20 UPF/PR a 100 UPF/PR).

A medida, que acompanha a lei estadual Nº 20.189/20, que torna obrigatório o uso de máscaras em ambientes públicos em todo o Paraná foi regulamentada através do Decreto Nº 4.692, de 25 de maio, e vem reforçar a necessidade da utilização de máscaras, já que as gotículas de saliva, ao falar, tossir ou espirrar, são as maiores responsáveis pela transmissão do COVID-19.  No entanto, antes da aplicação da multa

será realizado, nos próximos 30 dias, um trabalho educativo no Paraná, que deverá ser seguido pelos municípios, para que a população passe a utilizar no seu dia a dia a máscara.

Desde o dia 27 de abril, a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de equipes das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Educação e Cultura, Meio Ambiente e do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), já distribuiu mais de 25 mil máscaras a moradores de 20 bairros da cidade, acompanhadas de informativo sobre a correta utilização e higienização da mesma, bem como, a Secretaria Municipal de Assistência Social entregou, aproximadamente 5 mil máscaras às equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Assistência Social,funcionários da garagem municipal e algumas entidades de Pato Branco.

Foram beneficiados, até agora, moradores dos bairros Gralha Azul, Alvorada, Santo Antônio, Sudoeste, Veneza, Jardim Floresta, Vila Verde, São Cristóvão, São Roque, Santa Fé, Morumbi, Planalto, Bela Vista, Paulo Afonso, Vila Esperança, Aeroporto, São Francisco, São Luiz, Vila Matilde e Bortot. No entanto, gradativamente, os demais bairros também serão atendidos.

O prefeito Augustinho Zucchi salienta que com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, é mais propícia a propagação de diversos tipos de vírus respiratórios e, consequentemente, a transmissão de doenças, como a COVID-19. “Reforçamos que a população faça a sua parte e use máscara, porque somente com responsabilidade podemos enfrentar essa doença. Além de se proteger, é um ato de empatia e amor ao próximo. Por isso, se precisar sair de casa, use máscara, faça a sua parte”, enfatizou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários