Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Após retomada dos exames laboratoriais e de imagem, Prefeitura de Pato Branco já realizou cerca de 16, 5 mil exames

Devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), exames de urgência haviam sido suspensos

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, retomou em 17 de abril a realização dos exames laboratoriais e de imagem, para os usuários que já possuíam agendamento prévio e não foram atendidos devido ao Coronavírus (COVID-19). Desde essa data até o dia 06 de maio, foram atendidos mais de 8 mil usuários, de 19 bairros de Pato Branco e, realizados cerca de 16.500 exames, entre laboratoriais e de imagem.

A responsável pelo Laboratório Municipal, a biomédica Keila Picolo, enfatiza que os exames são realizados conforme cronograma e, deverão contemplar, até o final do mês, todos os bairros do município, cujos pacientes são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, antes da pandemia eram feitos uma média de 33 mil exames por mês e atendidas, aproximadamente, 15.500 pessoas. “Neste período já realizamos muitos atendimentos, no entanto, muitos usuários estão deixando de comparecer e realizarem seus exames, bem como de retirarem os mesmos. Solicitamos que a população aproveite essa oportunidade, faça os exames conforme agendamento e, principalmente, venham buscar depois, pois é dinheiro público que está sendo investido”, salienta.

Os exames que estão sendo realizados são os laboratoriais de sangue, urina e outros e, os de imagem (raio X, tomografia, ressonância, ultrassom). Os usuários deverão comparecer na data estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde, no laboratório municipal ou na clínica com a guia de agendamento já autorizada para a realização dos exames, a partir das 7h da manhã. Os que estão aguardando exames de imagem e não possuem a guia de autorização, devem entrar em contato com a Central de Regulação, pelo telefone 3213-1727, e, para os exames laboratoriais, o usuário deve comparecer em jejum de, no mínimo, 8 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, se possível, os usuários não levem acompanhante durante o procedimento e façam uso de máscara, que é obrigatório de acordo com Decreto Municipal Nº 8.646, de 6 de abril de 2020. Para acompanhar o cronograma dos bairros a serem atendidos, acesse o site do Município: www.patobranco.pr.gov.br e a página do Facebook: MunicipiodePatoBranco. Mais informações pelos telefones 3213-1700 e 3213-5008.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários