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Revista Exame aponta Pato Branco entre as cidades mais inteligentes do Brasil

Consultoria Urban Systems analisou 700 cidades para elaborar estudo para a revista

Pato Branco é uma das cidades mais inteligentes do Brasil. O conceito foi apresentado pela Revista Exame neste mês, edição 1094, num estudo exclusivo que aponta os municípios que melhor utilizam a tecnologia para atender demandas urbanas. Dos 700 municípios brasileiros analisados pela Urban Systems, 50 integram o ranking em que Pato Branco assume a 39ª posição. Considerando as cidades contidas no estudo com até 100 mil habitantes, Pato Branco assegura o 4º lugar no País.

Cidades Inteligentes é um conceito que vem ganhando força na Europa nos últimos anos. A proposta envolve o desenvolvimento de  projetos sustentáveis com tecnologia e que ajudam  a melhorar a mobilidade urbana, o atendimento à saúde, a qualidade do ensino e o desenvolvimento urbano.

Tablets para alunos dos 4 e 5º anos, rede de fibra ótica, oficinas de robótica nas escolas, obras de mobilidade urbana, inovação na coleta do lixo e criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, são algumas realizações que revelam a postura da administração municipal de inovar e utilizar a tecnologia para resolver problemas urbanos e levar mais qualidade vida para a população.

Além da Educação, os indicadores considerados pelo estudo apresentado durante o Connected Smart Cities – no início de agosto, em São Paulo, estão economia, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano, saúde, segurança, tecnologia e inovação.

Pela publicação, a região Sudeste do país concentra quase dois terços das cidades mais inteligentes, 34 no total. O Sul conta com seis representantes, sendo três do Paraná: Curitiba (5º), Maringá (16º) e Pato Branco (39º).

A reportagem da Revista Exame, edição de 5 de agosto, enfatiza que cidades conectadas são atrativas aos olhos de investidores. Para o prefeito Augustinho Zucchi, Pato Branco já vivencia essa máxima, que reforça o novo momento na história do Município, que se confirma enquanto um local de oportunidades.

“Mesmo tem tempos de crise somos destaque no Paraná na geração de emprego e renda, seguimos com bons índices de qualidade de vida e atraímos grandes empreendimentos. Também conquistamos o curso de Medicina, nos consolidando enquanto polo de saúde e educação na região Sudoeste”, reforça Zucchi.

Urbanização

No que diz respeito a demandas urbanas, Zucchi enfatiza o planejamento executado pela Administração Municipal para estruturação de alternativas de mobilidade urbana e recuperação de espaços públicos. Obras como a revitalização da Ivaí e da Tocantins, a construção do viaduto na Tupi e o Contorno Norte, são apontadas por Zucchi enquanto nova condição de trafegabilidade e acesso à cidade.

“Também modernizamos a sinalização semafórica, o que completa a estruturação da vias com o maior programa de pavimentação já realizado em nossa história, o Asfalto nos Bairros, em que chegamos a mais de 66 km de obras em menos de três anos. Melhorias que refletirão na infraestrutura e desenvolvimento de Pato Branco”, salienta.

Além disso, a Prefeitura trabalha para consolidar o ambiente tecnológico, bem como o potencial empreendedor que caracteriza a cidade. “Contamos com a participação da população, que com trabalho e dedicação é responsável pela qualidade dos produtos e serviços prestados em nossa cidade. Feiras setoriais como a Inventum, a Casa e Construção, a Exporural, assim como a Expopato e o nosso Natal, nos colocam ainda na rota de turismo de eventos e de negócios”, reitera Zucchi.

Tecnologia na vida de todos

Outro dado apresentado na reportagem chama atenção: menos da metade dos municípios brasileiros tem acesso a rede de fibra ótica, de acordo com o Ministério da Comunicação. Pato Branco faz parte dos indicadores positivos, uma vez que desde 2013 a Prefeitura trabalhou e implantou a rede de fibra ótica nos departamentos municipais.

Estruturação possibilitou, entre outros, a viabilização do Programa Olhar Seguro, com a operacionalização de 32 câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade; a integração do prontuário eletrônico nas unidades de saúde públicas; nova sinalização semafórica; e o início da instalação de pontos de Internet wi-fi livre, iniciando pela praça Presidente Vargas.

Nas redes, mais perto da população

Desde maio de 2013, a Prefeitura de Pato Branco mantém um canal de acesso a informações e diálogo com a comunidade: a fanpage “Município de Pato Branco”. Com mais de 15 mil seguidores ativos, a interatividade no espaço é grande. Em 2014, foram 2.839 atualizações, sendo 1.428 atendimentos e respostas para usuários.

A participação da população no canal reforça a relação de diálogo e transparência entre Prefeitura e comunidade, assim como projeta a cidade em nível nacional. “Esta é mais uma inovação da nossa gestão, um exemplo de que a tecnologia pode aproximar a Administração Municipal da população com seriedade e comprometimento”, reforça.

O espaço já alcançou proporções maiores, chegando a mais de 200 mil pessoas, com envolvimento efetivo de 35 mil usuários no Facebook.

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