EducaçãoNotícias

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Pato Branco retornam às aulas na quarta-feira, dia 21, após as férias escolares.

Neste segundo semestre, as aulas serão no formato híbrido (presenciais e remotas), cabendo aos pais optarem por levar ou não os filhos à escola. Os que optarem pela permanência no ensino remoto continuarão sendo atendidos.

Retornam os alunos do infantil 4 e 5 e os alunos de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Durante esta semana e o início da próxima, diretores de cada unidade escolar devem entrar em contato com os pais para repassar as informações quanto ao retorno.

Novo material

Para os estudantes, a volta às aulas também será de novidade, com a implementação do material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Aprende Brasil –  uma empresa do Grupo Positivo.

O novo material será para os alunos do Ensino Fundamental, do 1º  ao 5º ano, e para os alunos da Educação Infantil, 4 e 5 anos. Alunos com baixa visão ou totalmente cegos receberão o material ampliado ou em braille.

Além dos livros didáticos integrados, o Sistema de Ensino Aprende Brasil contempla um ambiente virtual de aprendizagem com recursos e ferramentas que potencializam o aprendizado e o engajamento dos alunos.

Protocolos

Para garantir a segurança dos estudantes e funcionários no retorno, todas as escolas também estão recebendo sanitização, conforme cronograma da Secretaria de Educação e Cultura, e serão mantidos os protocolos definidos pela Vigilância Sanitária.

Ao ir à escola, os estudantes devem obrigatoriamente usar máscara de proteção facial.
No portão, ainda será feita a aferição da temperatura. Caso aponte acima de 37°C, a coordenação da escola irá notificar os pais, que devem buscar imediatamente o aluno, que não poderá participar das aulas.

Dentro da escola, o aluno será direcionado à sua sala de aula. Cada carteira ficará 1,5 metro de distância da outra. Não será permitido o empréstimo de materiais. Na mochila, o estudante deve levar tudo o que for preciso para uso pessoal, incluindo uma garrafa d’água, já que o uso de bebedouros será proibido.

A refeição será servida na sala de aula e em algumas escolas, dependendo da quantidade de alunos, o lanche será servido no saguão, com  distanciamento.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura de Pato Branco, é necessário que todos os pais orientem aos filhos quanto a todas as medidas para garantir um retorno presencial seguro. Em caso de dúvidas, devem entrar em contato com a escola onde o filho ou filha está matriculado.