Notícias

Estão sendo contempladas crianças de 06 meses até 05 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) já está em andamento. Divididas em três etapas, nesta primeira estão sendo atendidas crianças de 06 meses até 05 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. A vacinação para esse grupo será até o dia 10 de maio.

“O principal objetivo da campanha é reduzir as internações pela doença, prevenir as complicações e óbitos”, frisa a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein. O público estimado no município é de mais de 26 mil pessoas, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 90% das pessoas dos grupos prioritários.

Na segunda etapa, serão atendidos idosos acima de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas. A vacinação para esse grupo será do dia 11 de maio até o dia 08 de junho.

Já na terceira etapa, que será de 09 de junho a 09 de julho, serão vacinadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Covid-19

A campanha contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Neste ano, os idosos serão vacinados apenas na segunda etapa, principalmente em decorrência da vacinação contra o novo coronavírus Sars-CoV-2. “É importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 para pessoas contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, explica Emanoeli.