Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretaria Municipal de Saúde promove Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero

Coleta do exame e testes rápidos serão realizados neste sábado (31), das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá neste sábado (31), mais uma edição da Campanha de Prevenção de Câncer de Colo de Útero. A coleta do exame e testes rápidos serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.  Os usuários das UBS do interior devem se dirigir à Unidade Central. A Unidade de São Roque do Chopim também estará atendendo. O objetivo é estimular a prevenção e o cuidado com a saúde das mulheres.

O exame preventivo permite que, além do câncer de colo de útero e suas lesões, sejam diagnosticadas outras infecções, como a candidíase. Também é possível detectar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, clamídia, entre outras. As ações integram o calendário da Secretaria Municipal de Saúde, sendo que, nesse ano, já aconteceram duas campanhas, onde foram coletados 773 exames preventivos.

Para a realização do exame, é necessário apresentar o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identidade. É necessário que a mulher não esteja no período menstrual e evite ter relações sexuais três dias antes do exame.

A secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Márcia Fernandes de Carvalho, enfatiza que o atendimento descentralizado possibilita que as mulheres se programem e procurem uma das UBSs para a realização do preventivo. “É um exame simples e que o poder público disponibiliza gratuitamente. Convocamos todas as mulheres para que tirem um tempinho do seu dia e cuidem de sua saúde”, salientou.

A coordenadora das Equipes de Estratégia Saúde da Família, enfermeira Gracieli Ariani Ávila, ressalta que detectar o câncer do colo de útero em estágio inicial garante melhores chances de cura. “É extremamente importante que as mulheres realizem o preventivo, pelo menos uma vez ao ano e, essa é uma ótima oportunidade”, convida.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (46) 3213-5001 e (46) 3213-5003.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários