EducaçãoNotícias

Os alunos começam a ser atendidos no novo espaço na próxima segunda-feira (13)

Após mais de oito anos de espera, na manhã desta quarta-feira (08), a Escola Municipal Guido Victor Guerra, no Bairro Parque do Som, foi inaugurada e entregue para a comunidade escolar. O ato foi realizado pelo prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, secretária de Educação e Cultura, Simone Painim, diretora da unidade Marcia Fiorentin, vereadores, alunos e familiares de Guido Guerra.

Os alunos começam a ser atendidos no novo espaço na próxima segunda-feira (13). Serão em torno de 200 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“A maior missão é semear o futuro, o futuro que nós temos que dar para as nossas crianças”, salientou o prefeito, emocionado. “Esse é um momento muito importante para a rede de ensino do nosso município, mais uma unidade escolar, ampla, para atender os nossos alunos com qualidade, dignidade e respeito que eles merecem”, completa.

Inicialmente, o objetivo da nova estrutura era a transferência da Escola Municipal São João Batista de La Salle, que atualmente está em um espaço locado e insuficiente para a demanda municipal. Com a Lei nº 5.404, de autoria dos ex-vereadores Carlinho Pollazo e Rodrigo Correia, de 25 de setembro de 2019, passou a se chamar Guido Victor Guerra.

“Guido foi uma pessoa que investiu em nosso município e sempre valorizou a educação. Uma homenagem justa e importante”, frisa o prefeito.

Com convênio junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram investidos R$ 4.951.846,85 na construção. A estrutura contempla laboratório de ciências, informática, de artes, biblioteca, brinquedoteca, sala multifuncional, sala dos professores, ginásio, refeitório, secretaria, sala de coordenação, sala de direção, banheiros e banheiros adaptados e 12 salas de aula.

A nova escola também presta homenagem para diversos professores que lecionaram no Colégio La Salle, nomeando as salas de aula. “Foi uma forma que encontramos de agradecer os professores que contribuíram com o nosso município”, complementa o prefeito.

Como uma forma de preservar a história do Colégio La Salle, a biblioteca da nova escola foi nomeada como São João Batista de La Salle.

Guido Victor Guerra

Guido Victor Guerra nasceu em Soledade, no Rio Grande do Sul, em 14 de março de 1940, ele morreu em Pato Branco em 2018, após uma parada cardiorrespiratória.

De seus 78 anos de vida, 52 foram dedicados ao estudo e exercício do Direito. Também, fundou e dirigiu a Faculdade Mater Dei, ao lado da esposa Ivone Maria Pretto Guerra, tendo como primeiro curso, em 1999, o Bacharelado em Direito.

Professores homenageados

– Irmão Albano Arlindo Flach, que foi o primeiro diretor do Colégio La Salle;

– Maria Genogeva Argenton, professora de Arte;

– Salete Ambrósio, professora de Ciências;

– Genirio João Favero, professor de Filosofia;

– Umberto Amadori, professor de Física e Matemática;

– Enedina Cola, coordenadora do Colégio La Salle;

– Sitilo Voltolini, professor de Língua Portuguesa;

– Irmão Arnaldo Mário Hillerbrand, vice-diretor do Colégio La Salle e professor de Inglês.