Assistência SocialNotícias

O prefeito de Pato Branco Robson Cantu assinou na tarde desta terça-feira (28), uma carta para a Organização Mundial da Saúde (OMS) em que se compromete a manter os programas por uma cidade amiga do idoso. A ação fez parte da semana da pessoa idosa, iniciada no Dia Nacional da Pessoa Idosa, ontem, e contou ainda com o lançamento do Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci), que será construído no antigo espaço da creche do Bairro São Cristovão.

Pato Branco já é uma cidade reconhecida por suas práticas em relação à pessoa idosa e já foi certificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por ser uma cidade amiga do idoso.

Com a assinatura, o município se compromete a manter as políticas por mais quatro anos, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Rotary Club, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituições privadas e associações.

“Sabemos que o último ano foi um ano difícil, sobretudo para a pessoa idosa. A pandemia trouxe muitos impactos, mas aos poucos estamos retomando com aquilo que era comum a todos nós. Reforço com isso meu compromisso direto com todos vocês, que nada mais é do que garantir dignidade e um envelhecimento saudável”, apontou o prefeito.

A assinatura ocorreu no mesmo dia em que foi apresentado o Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci), que já possui um aporte de R$ 500 mil, destinados pela deputada federal Leandre Dal Ponte.

O local, com espaço amplo, terá sala de jogos, sala de convivência, salões para atividades, tornando-se um ambiente agradável e equipado atendimento da pessoa idosa. Ele também será batizado com o nome da mãe da vice-prefeita, Eliza Rosa Colla Padoan.

“Este será um ambiente totalmente diferente, mas um ambiente adequado e bonito. Este projeto iniciou com a secretária Barbara Padoan, mas segue, e nada mais justo, do que homenagear a mãe da nossa vice-prefeita com ele, que tanto fez por nossa cidade”, destacou.

Além deste projeto, foi anunciada a construção do condomínio do idoso, que já conta com terreno e irá contemplar 40 casas.

A atividade desta terça-feira contou ainda com aferição de pressão, apresentação de músicas, atividades físicas coordenadas, sorteio de brindes e avaliações nos pés por estudantes de podologia.

Estiveram presentes a secretária de Assistência Social Luana Varaschim Perin, vice-prefeita Angela Padoan e Patrícia Bellé, do Comitê Gestor da Cidade Amiga do Idoso de Pato Branco.

Agenda

As ações vão até a sexta-feira, dia 1º, quando é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Durante este período, haverá atendimentos exclusivos para idosos nas unidades de saúde, atividades esportivas com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Assistência Social, atividades culturais, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura.

Amanhã, quarta-feira (29), haverá uma homenagem às pessoas centenárias e no dia 1º de outubro, será o lançamento da década do Envelhecimento Saudável, da OMS/OPAS.