DesenvolvimentoNotícias
Pato Branco – Foto: Ricardo Trombeta / Acervo do Departamento de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco

O município de Pato Branco manteve o índice positivo de empregabilidade, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e teve a Agência do Trabalhador entre as 10 que mais incluíram pessoas no mercado de trabalho no Estado do Paraná.

Em todo 2021, Pato Branco gerou 2.328 postos de trabalho. Parte disso foi motivado pelo segmento de serviços. Já no mês de setembro, último analisado pelo Caged, o melhor desempenho foi o da indústria, 48; seguido de serviços, 40; comércio, 37 e construção, 12.

De acordo com o diretor da Agência Fabrício Preis de Mello o mês ainda passou por uma ligeira queda nos indicadores, mas sem perder o status de município que mais empregou no Sudoeste do Paraná.

“Pato Branco sempre manteve um índice muito bom de empregabilidade. No último índice percebemos o reflexo da rotatividade de funcionários entre grandes empresas, mas com o plano de retomada econômica sendo executado pelo município isso tende a mudar daqui em diante”, frisou.

Além disso, a queda foi reflexo da crise econômica vivida em todo Brasil, o que deve ser revertido nos próximos meses com o início das contratações temporárias, comuns no fim do ano. A expectativa é que pelo menos 500 vagas sejam abertas. Hoje, a média de vagas ofertadas é de 300.

Hoje, a Agência do Trabalhador possui mais de 200 vagas disponíveis para os setores da indústria, comércio, prestação de serviços e administrativo. Ela também atua como ponte entre o trabalhador e cursos profissionalizantes, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Senai, e facilita a intermediação entre empresas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário