NotíciasSaúde

Dividida em duas fases, a primeira inicia na próxima quarta-feira (12)

A Secretaria Municipal da Saúde iniciará a segunda etapa do Plano Municipal de Vacinação contra à Covid-19, onde serão atendidas pessoas com comorbidades.

Dividida em duas fases, a primeira inicia na próxima quarta-feira (12) e segue até o dia 26 de maio, onde serão atendidas pessoas entre 18 a 59 anos com síndrome de down, com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) e gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto) com comorbidades. Também pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades e com deficiência permanente.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, explica que foi elaborado um cronograma, porém ele será realizado conforme a disponibilidade do imunizante. “Definimos as datas e os locais, porém os cronogramas ocorrerão conforme a disponibilidade de doses”. Também lembra ser necessário apresentar documentos específicos para receber a vacina.

A vacinação será em todas as salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira das 13h30 às 16h30, e na Sala de Vacina Central, das 7h15 às 17h30. A coordenadora de Imunização explica que esse público será atendido na Unidade de Saúde que pertence. “De preferência, pedimos para essas pessoas irem até à Unidade de Saúde que pertence no horário estipulado, pois, há duas campanhas de vacinação sendo realizada e é necessário evitar aglomerações”.

Documentos exigidos

Além de carteira de vacina, se tiver e documentos pessoais, como RG e CPF, é exigido:

– Síndrome de down: avaliação da condição deverá ser avaliada pelo profissional vacinador;

– Gestantes acompanhadas pelas estratégias de saúde do município: consulta da comorbidade em prontuário municipal e/ou declaração médica com descrição da comorbidade + CID; exame que comprove a gestação e/ou carteira de gestante.

– Gestantes acompanhadas pela rede particular: declaração médica com descrição da comorbidade + CID; exame que comprove a gestação e/ou carteira de gestante.

– Puérperas acompanhadas pelas estratégias de saúde do município: consulta da comorbidade em prontuário municipal e/ou declaração médica com descrição da comorbidade + CID; declaração de nascido vivo do filho;

– Puérperas acompanhadas pela rede particular: declaração médica com descrição da comorbidade + CID; declaração de nascido vivo do filho;

Pacientes com comorbidades: declaração médica com descrição da comorbidade de acordo com o plano estadual de vacinação + CID; exame que comprove a comorbidade; receituário médico que comprove o uso de medicamento para tal comorbidade; pacientes em acompanhamentos nas unidades de saúde poderão consultar o prontuário eletrônico;

Pacientes com deficiência permanente: comprovação do cadastro no programa benefício de prestação continuada (PBPC) (será realizada a consulta na lista encaminhada pela assistência social do município).

O modelo de declaração médica para as comorbidades está no site da Prefeitura de Pato Branco, www.patobranco.pr.gov.br/vacinacao/, ou no link https://patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/declaracao-medica-pato-branco-1.pdf.

Cuidados para a vacinação:

– Seguir cronograma previsto;

– Realizar medidas de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel;

– Intervalo de 14 dias entre outras vacinas.