DesenvolvimentoNotícias

A Administração Municipal de Pato Branco dedicará uma semana de atividades voltadas à 3ª idade a partir da próxima semana. As ações começam na segunda-feira, quando é comemorado o Dia Nacional do Idoso, e encerram no dia 1º de Outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Segundo Patrícia Bellé, do Comitê Gestor da Cidade Amiga do Idoso de Pato Branco, é a primeira vez que o município dedica uma semana de atividades para esta população.

“Apesar da pandemia e das restrições, é só o início das ações da nova Administração, que tem como prioridade o respeito e a valorização, garantindo um envelhecimento ativo e saudável”, frisou. “As atividades são destinadas às pessoas idosas do município, como forma de agradecimento, reconhecimento e conscientização. Afinal, respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito.”

Durante a semana, haverá atendimentos exclusivos para idosos nas unidades de saúde, atividades esportivas com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Assistência Social, atividades culturais, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, e o lançamento do projeto para construção do Centro de Referência e Cidadania ao Idoso, no local da antiga Creche do São Cristovão, Rua 21 de Abril. Este projeto já conta com apoio da deputada federal Leandre Dal Ponte e deve reestruturar o espaço para ser uma unidade fornecedora de atividades à terceira idade.

Na terça-feira, dia 28, o prefeito Robson Cantu também assinará uma carta de comprometimento  junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Programa Cidade Amiga do Idoso. Na quarta-feira, 29, haverá uma homenagem às pessoas centenárias e  no dia 1º de outubro, quando é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, o município fará lançamento da década do Envelhecimento Saudável, da OMS/OPAS.

“Pato Branco já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como cidade amiga do idoso, esse termo de comprometimento do prefeito é que dará continuidade às práticas amigáveis à pessoa idosa. Temos muitos projetos bem auspiciosos para iniciar”, destacou Patrícia.

Todos os idosos são convidados a participar das ações.

Dúvidas podem ser sanadas junto ao Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso pelo e-mail coord.pessoaidosa@patobranco.pr.gov.br ou pelo telefone (46) 9123-3705.

27/09 – Segunda-feira – DIA NACIONAL DA PESSOA IDOSA

13h30
às 17h – Agência do Trabalhador: Montagem de currículos, dicas e entrevistas. Cadastramento de cuidadores.
Lançamento do Selo Empresa Amiga do Idoso.

Unidades de Saúde: Realizará durante toda a semana, nas Unidades Básicas de Saúde, as “salas de espera” sobre a saúde da Pessoa Idosa. As abordagens serão feitas todas as manhãs junto com os os pacientes que aguardam atendimento. Serão feitas por agente Comunitário de Saúde e alunos de graduação.

28/09 – Terça-feira

9h – Lançamento do projeto para Centro de Referência e Cidadania ao Idoso do Bairro São Cristovão.

15h – Gabinete do Prefeito: Assinatura da Carta de comprometimento junto à OMS – Programa Cidade Amiga do Idoso – Comitê Gestor – CMDI – PASTORAL – OPAS/OMS.

15h30min – Tarde de atividades para as Pessoas Idosas no CRAS Alvorada.

29/09 – Quarta-feira

9h – Alongamento grupo UNATI – Largo da Liberdade

13h30- Câmara Municipal: homenagem ao DIA MUNICIPAL DAS PESSOAS CENTENÁRIAS.

19h – Missa na Igreja Matriz em Homenagem as Pessoas Idosas.
(Disponibilização de fotógrafos na praça antes da missa para fotos de família).

30/09 – Quinta-feira

13h – Tarde recreativa para as Pessoas Idosas na Casa de Abordagem Social (SEAS) com o CREAS e Espaço de Convivência à Pessoa Idosa.

01/10 – Sexta-feira – DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA

08h – Alongamento e caminhada no Parque do Alvorecer – Secretaria Esportes.

09h – Alongamento e atividades no Largo da Liberdade – Secretaria de Esportes.

09h – Caminhada CEU DAS ARTES – Secretaria de Educação.
Secretaria de Saúde estará no CEU das Artes com aferição de pressão arterial, testes de HGT (glicemia), atividade física e alongamento.

11h – Secretaria de Assistência Social: Lançamento da Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 OMS/OPAS.

14h30 – Live com apresentações artísticas Celepar Curitiba com interações virtuais ao vivo. Transmissão no Céu das Artes – Sudoeste.

19h30 – Live Programa Viver Mais Unimed com participação do Grupo Talagaço.
Canal no youtube – https://www.youtube.com/c/UnimedPatoBrancoOficial