Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco intensifica ações voltadas à mulher

Neste mês do Outubro Rosa será realizado, no sábado (19), o Dia D da campanha, com atividades orientativas e de prevenção

Com o objetivo de ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco vem ofertando diversos serviços durante o ano todo. Neste mês, em especial, em que é realizada a campanha Outubro Rosa, esses serviços são potencializados através de ações como a do Dia D, que acontecerá neste sábado (19), das 9h às 16h, na Praça Presidente Vargas, no Programa Mãe Pato-branquense e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e do centro, bem como, em São Roque do Chopim. As moradoras das comunidades rurais podem buscar atendimento na unidade central.

A saúde da mulher é um dos focos em que a saúde do Município volta sua atenção. Mensalmente, são disponibilizados, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), consultas; coleta de teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C; coleta de exame de citopatológico; mamografia; atividades físicas assistidas; acompanhamento nutricional; grupos de atividades artesanais; atualização de calendário vacinal; entre outros serviços. Além disso, toda mulher tem acesso a informações sobre métodos e técnicas para prevenção da gravidez, e, no caso das gestantes, a realização do pré-natal, incluindo acompanhamento na gravidez e puerpério. Na UBS Central, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, sem fechar para o almoço e, nas demais unidades, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Com o intuito de intensificar essas ações, neste sábado (19), a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as entidades parceiras, promoverá o Dia D da campanha Outubro Rosa, com ações voltadas à prevenção, saúde e bem-estar das mulheres. Serão realizadas atividades orientativas de prevenção; avaliação nutricional e segurança alimentar; distribuição de mudas de árvores; auriculoterapia; triagem auditiva; aferição de sinais vitais; exposição de artesanatos; camarim com corte de cabelo, lavagem e escova; demonstração de defesa pessoal feminina; coleta de exames preventivos; exames rápidos; solicitação de mamografia; e mutirão de consultas de mastologia.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, afirma que as ações de promoção e prevenção a saúde do público feminino são constantes em Pato Branco. Somente no período de julho a setembro, foram realizadas 1.667 coletas de citopatológico, 1.207 mamografias e 3.256 consultas. “As mulheres são assistidas em todas as fases da vida, desde a prevenção, vacinação, planejamento reprodutivo, pré-natal, exames, até os cuidados na terceira idade. Neste mês, reforçamos o convite para que elas olhem para si e cuidem-se, por isso, esperamos que todas participem neste sábado das atividades do Dia D”, salienta.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários