GestãoNotícias

O ato foi realizado na tarde desta segunda-feira (08)

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, juntamente com a vice-prefeita, Angela Padoan, nomeou a doutoranda em Ciências Ambientais Keli Starck como secretária de Meio Ambiente, e a mestre em Agronomia Vanessa Casiraghi Zanon como secretária de Agricultura. O ato foi realizado na tarde desta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, no gabinete, com a presença da chefe regional do Instituto Água e Terra (IAT), Flávia Ostapiv , e da promotora do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, (Gaema), Ivana Ostapiv.

“São nomes que representam muito para o desenvolvimento do nosso município. São mulheres que conduzirão muito bem essas duas pastas e atenderão com toda a atenção os nossos pato-branquenses”, salienta o prefeito.

Keli é engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho (Saúde e Segurança), com aperfeiçoamento em Educação Ambiental e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mestre em Desenvolvimento Regional, desenvolve pesquisas relacionadas à política e gestão de Resíduos Sólidos. Também atuou como professora e preside o Conselho Municipal de Meio Ambiente, além de prestar assessoria e consultoria Ambiental.

Diante da pasta, keli pretende formular, implementar e avaliar programas, planos e políticas públicas que visem a preservação ambiental, elaborar medidas educativas, fomentar e articular ações para captação de recursos voltados ao desenvolvimento sustentável, avaliar a utilização dos recursos hídricos e perspectivas de oferta e demanda de longo prazo.

Keli ressalta a importância das mulheres na sociedade e o orgulho em esta à frente da Secretaria de Meio Ambiente. “As mulheres têm ocupado cada vez mais espaços na sociedade. Poder estar à frente da Secretaria de Meio Ambiente é motivo de muito orgulho, por poder tratar de temáticas tão relevantes ao presente e futuro da humanidade”.

Já diante da Secretaria de Agricultura, a Engenheira Agrônoma e mestre em Agronomia Vanessa Casiraghi Zanon, tem como objetivo fomentar e articular ações de assistência técnica e captação de recursos, fomentar programas e ações que promovam a qualidade de vida no campo, ser referência no atendimento aos agricultores através de prática de gestão voltada ao desenvolvimento rural, além de trabalhar integrada com as demais Secretarias, para desenvolver projetos voltados à qualidade de vida da mulher agricultora e família.

Vanessa já atuou na equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura entre os anos de 2001 a 2017 e frisa que estar à frente da pasta, especialmente sendo mulher, é uma grande honra e satisfação, “sei que é um grande desafio, mas essa oportunidade vem mostrar que as mulheres também são capazes de desenvolver esse tipo de trabalho. Fico muito honrada em estar diante desta pasta”.