Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município oferece oficina de escrita criativa para crianças

O público-alvo são alunos dos 4° e 5º anos, de escolas públicas e privadas

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está oferecendo, gratuitamente, a oficina de “Escrita Criativa”, para crianças dos 4º e 5º anos, de escolas públicas e privadas. A atividade é realizada na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun, nas segundas e quartas-feiras, das 08h30 às 10h30, e nas quintas-feiras, das 14h às 16h. Para participar, basta realizar a inscrição no Departamento de Cultura, mas as vagas são limitadas.  

A diretora do Departamento de Cultura, Eliane Gauze, explica que a oficina terá conteúdos até julho, quando novas turmas serão abertas, oportunizando que mais crianças possam participar. “Nosso objetivo é que a criança seja estimulada para leitura e para a interpretação, pensando e repensando a escrita enquanto nosso mundo e nossa imaginação. Queremos que a criança, desde pequena, aprenda que ler é mais do que apenas decodificar símbolos, pois a leitura colabora no desenvolvimento de uma consciência crítica”, disse Eliane.

O professor responsável pela oficina, Luis Otávio Schreiber, conta que a oficina é muito importante porque as crianças, além de serem incentivadas a ler e a escrever, também desenvolvem a oralidade. “Elas aprendem a se comunicar e a falar em público, inclusive, utilizando o microfone. Trabalhamos muito a questão da retórica, da oralidade e do raciocínio crítico, como um exercício complementar que será útil mais à frente, para o mercado de trabalho, mas também agora, na vida das crianças, seja para a apresentação de trabalhos escolares ou para se comunicar de forma mais assertiva, com mais confiança e repertório”, afirmou Luis Otávio.

Natalya Leal da Silva, 9 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Jardim Primavera, afirma que a intenção em participar foi para aprender mais. “Eu vim fazer a oficina para ter mais conhecimento, melhorar na escola, ler mais e para ajudar na escrita. Eu estou adorando, porque é um ótimo passatempo e a gente aprende muito”, ressaltou ela. 

Para Maria Victoria Bertasso Giasson, 9 anos, também aluna do 4º ano da Escola Municipal Jardim Primavera, a oficina despertou o gosto pela leitura. “Eu acreditei que participando da oficina íamos aprender a ler com qualidade, bem como, a importância dos livros. E foi isso que aconteceu, eu percebo melhor as coisas ao meu redor, sem ficar passando o tempo apenas no celular, que era o que eu fazia. Agora, eu peço para minha mãe comprar livros, leio todos os dias e tenho até um estante para guardá-los. Também escrevo melhor, porque aprendemos palavras novas, seus significados e a como usá-las”, concluiu Maria Victoria.

Mais informações

Para inscrições ou mais informações, basta ir até o Departamento de Cultura, situado na Rua Ararigbóia, nº 749, próximo à Escola Municipal Maria Jurema Ceni, ou pelo telefone (46) 3220-6026.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários