Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco e entidades promovem o 19º Encontro das Mulheres Rurais

A valorização da mulher do campo é o foco do encontro, que neste ano possui o tema “Mulher que inova e transforma”, evidenciando a versatilidade das agricultoras

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, na próxima sexta-feira, dia 08 de março, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com entidades parceiras, promoverá o 19º Encontro das Mulheres Rurais. Neste ano, o tema da programação será “Mulher que inova e transforma”, evidenciando a versatilidade das agricultoras. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 400 mulheres, que residem em 33 comunidades do interior de Pato Branco.

Para a presidente da Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Graciele Lora, o encontro, que é tradicional na cidade, promove qualidade de vida e autoestima à mulher, valorizando o seu papel diante da família. “Tem sido muito importante para nós a realização desses encontros, pois sempre são momentos de confraternização, de realização pessoal e motivacional, pois nós sempre aprendemos coisas novas, o que também é uma forma de valorização. As mulheres são muito participativas, colaboram e aguardam por este evento, pois sempre é um dia especial para nós”, enfatiza Graciele.

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Luiz Ascari, enaltece que a programação é organizada juntamente com as agricultoras, pois as atrações e temas são indicados por elas, a partir das suas demandas e da realidade das suas comunidades. “Este encontro é uma expectativa para as agricultoras e suas famílias e, dessa forma, procuramos sempre aprimorar e inovar em relação às atrações que são oferecidas. Neste ano, não será diferente”, pontua.

Clodomir destaca, ainda, que o trabalho voltado ao desenvolvimento do meio rural, contempla a oferta de condições de infraestrutura e qualidade de vida que culminem na valorização dos agricultores, processo em que a mulher tem um papel fundamental, inclusive no incentivo para que a família permaneça no campo, produzindo e fomentando a agricultura familiar.

“Hoje, a agricultura familiar de Pato Branco é responsável por 14 mil refeições que são servidas, diariamente, em toda a Rede Municipal e Estadual de Educação, além de entidades da nossa cidade. Isso demonstra que temos que melhorar todos os aspectos possíveis para garantir a qualidade de vida e evitar o êxodo rural, o que abrange a oferta de infraestrutura das estradas, a viabilização de Internet e alternativas de segurança, planejamento que estamos desenvolvendo e em processo de implementação, pois reconhecemos essas demandas e estamos trabalhando para saná-las. Nesse sentido, o trabalho voltado às mulheres reforça essa postura da Administração Municipal, pois elas são essenciais para a motivação e valorização das suas famílias”, destaca Clodomir.

O encontro

A programação inicia às 08h e segue até às 16h, na Sociedade Rural, com palestras técnicas, motivacionais e atividades de recreação. Entre as palestras previstas para a programação, na parte da manhã, está a que será ministrada por Vandressa Machievisck, intitulada “A mulher na autonomia econômica da propriedade e a importância dos quatro elementos da natureza para atividade rural na produção de alimentos”. A deputada federal Leandre Dal Ponte também integrará a programação, com a palestra “Democracia com igualdade: o fortalecimento da participação política das mulheres”. Haverá, ainda, a palestra show com o Grupo Vilson Cechetti e Daivid Freitas, com o tema “Mulher inovadora que transforma o mundo com força, sabedoria e delicadeza”. À tarde, Cleci Dartora ministrará a palestra “A importância de manter os cadastros rurais em dia para garantir a aposentadoria”. Após, serão realizadas atividades de recreação.

O 19º Encontro das Mulheres Rurais de Pato Branco é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, Secretaria Municipal de Agricultura, Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural de Pato Branco, Central das Associações de Produtores Rurais de Pato Branco, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), Senar, Emater/PR e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários